segunda-feira, 18 de outubro de 2010

INCLINAÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS NOS AÇORES


Vivo há três anos em Lisboa por livre opção. Todavia, por imperativos de ordem doméstica destino uns dias para a terra onde nasci. Como qualquer cidadão que se quer actualizado interesso-me por política e coisas afins tais como boa mesa, boas mulheres (pagando, claro) e tudo que mexer e der prazer. Para realizar estas apetências tenho, efectivamente de me mover. Melhor dizendo, por exemplo, para ficar a par das notícias tenho de manipular o comando da têvê. Ai, meus queridos, tão depressa sintonizo a RTP/Açores, ou sai uma missinha acompanhada por uma procissão, ou uma beata segurando um bolo lêvedo benzido pelo pároco da freguesia. Aguardo melhor perspectiva e lá vem uma banda de música tocando atrás do santo escolhido para abrilhantar mais uma procissão e/ou emissão. Bem, quando por artes de uma comunicação adormecida surge um programa mais vivinho não consigo aguentar a sonolência. Durmo e durmo bem. Eu é que agradeço pois não utilizo soporíferos. Mas, atenção! Às vezes sai surpresa. Olhem, até fotografei as personagens que se apresentaram num programa que dá pelo nome de "Parlamento". Meus queridos leitores, antes de adormecer percebi que se tartava de um programa político. Três senhores opinavam sobre se nos Açores devíamos ter como chefe máximo um Representante da República. Não vou tecer qualquer comentário. Para quê? Reparem bem para as inclinações dos eleitos do povo açoriano que aparecem a encimar este texto. Um, dos que defende o que sim, inclina-se para a esquerda na foto. Os outros dois que representam o que não sim inclinam-se no sentido oposto, isto é, para a direita na mesma foto. O que eu aprendi com a política açoriana não tem preço. Bem, vou rezar as minhas glórias e de seguida cama. E para quê? É que logo de manhã sai - espero - uma procissão com missinha e se tiver sorte ainda revejo alguma romaria, daquelas em que se consegue ouvir os romeiros nos seus típicos gemidos.
mmb

Sem comentários:

Enviar um comentário