terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

o golpe dos "mirós"? mas que grande organização...

qualquer obra de arte (considerada como tal pelas grandes autoridades portuguesas...) está impedida de sair do país sem a devida autorização oficial. se houver ministro da cultura é a este em último caso a entidade permissora. há, portanto, toda uma cadeia (salvo seja) de intermediários oficiais que tem de se pronunciar.  no caso atual, para se poupar uns dinheiritos substituiu-se o ministério da cultura por uma secretaria de estado. é o que temos: um secretário, que por acaso desconheço o nome. eu e muita gente. "os mirós" representam uma apreensão de propriedade uma vez que as dívidas (prováveis) dos seus proprietários não tendo sido pagas tiveram esse destino: o destino de todos os caloteiros: penhora! passaram pois "os mirós" das mãos dos seus ex-legítimos donos para os seus novos legítimos proprietários. estes quem são? nada mais nada menos que o estado português e extensões (direções, departamentos, etc). isto é, quando são as obras de arte propriedade de particulares, elas têm de possuir autorização para sair do país. como já pertenciam ao estado, a sua deslocação não poderia nunca ser executada sem que o conselho de ministros o permitisse. eu explico para que não tenham dúvidas sobre a legitimidade cultural do que aqui se vai afirmar. no século passado (1968 ?), quando a giaconda (l da v) foi de passeio a nova iorque para delicia dos seus habitantes o governo francês (aquele quadro fora rapinado aos italianos) deu ordens para que a deslocação fosse efetuada num cruzador cheio de tropa para a guardar de possíveis desvios... "os mirós" que pertenciam ao estado português apareceram em londres ao cuidado de uns comerciantes a quem a malta denomina de leiloeiros. "os mirós" estavam à guarda de entidades oficiais. "os mirós" eram propriedade do estado português. "os mirós" tinham como responsável "um" diretor geral. "os mirós" - pelo seu alto valor - estavam à guarda de uma empresa de segurança. "os mirós" valeriam à volta de 80.000.000 de euros (oitenta milhões de euros). quer dizer, valem tanto que excita a cobiça de muita gente, sobretudo de gente de países que  por lidarem com as coisas da cultura com outros modos não perdoam aos parolos a sua ignorância e a sua ganância. sabendo do tesouro, os leiloeiros e seus "friends" cá no burgo acharam por bem que portugal devia vender "os mirós" para seu próprio beneficio - seu dele portugal... amenizava a dívida que o bpn (a quem tinham sido retirados por dívidas fraudulentas) tinha para com o estado. era uma grande ajuda o que se pudesse apurar com a sua venda. uma enorme ajuda para o estado português!!! assim pensaram os ingleses atuais guardas de "os mirós". obrigado, muito obrigado aos ingleses!!! que gente boa!!! como é que "os mirós" saíram de portugal? saíram à noite das instalações onde estavam guardados auxiliados por quem e com que autorização? quem a assinou? não tem nome? o seu transporte teria de ser muito bem realizado pois tratando-se de quadros tinham de ser muito bem condicionados. 80 quadros ocupam muito espaço pois têm de ser encaixotados. a viatura que os transportou teria de ser grande. muito grande mesmo. se passaram pelo aeroporto foram de certo vistoriados pelas autoridades muito atentas às barrigas das mulas e outros seres humanos que tudo fazem para ganhar uns trocos transportando nos intestinos um certo pó que dá pelo nome de pó de anjo. "os mirós" passaram pelo nariz dos "fiscais" sem mais nem menos? que fiscais!!! tal volume não levantaria suspeitas? teriam sido "os mirós"  mulas? eh pá, neste mundo tudo é suspeito!!! e em portugal até as ondas do meco estão a braços com... tir (termo de identidade e residência...) se de fato os quadros seguiram o procedimento legal, onde estava a oposição que tudo fiscaliza (mormente os atos do governo) quando aquele acervo mirolante passava de um estádio a outro até cair nas garras dos  tratantes finais? ah, e só agora é que põe a boca no trombone desconfiada de golpe!!! qual o papel da oposição quando se delapidam bens nacionais? pelo andar da carruagem das duas uma: ou foi autorizado o seu transporte para inglaterra pelas autoridades portuguesas ou as pinturas foram roubadas. neste caso, não há problema pois há que considerar o seguro. assim, não haveria prejuízo para o estado.  quem as roubou? ninguém!!! porque neste caso a pj estaria já em campo. ou não? se não houve participação aquela polícia nada poderia ter feito para prender os transportadores de bens nacionais atuando à socapa. parece que tudo foi feito em segredo para não dar nas vistas senão quando as pinturas estivessem seguras em solo inglês. e, neste caso, não podemos considerar roubo nem aceitar que houvesse alguém responsável que tivesse assinado os papéis. então como sair deste imbróglio? à portuguesa!!! e como é que isso se faz? o governo de portugal ofendido pelo que dele se diz (o pior possível) autoriza a composição de uma comissão de inquérito para averiguar o que "realmente"se passou debaixo do seu nariz e para lavar a cara que diga-se de passagem não só está cagada como exala fedor simiesco . entretanto as pinturas estão neste momento a ser leiloadas e compradas por chineses em substituição dos japoneses que compravam tudo desde picasso a klimt entrando com milhões de milhões. grande negócio para os cofres do estado dirão os entendidos que conspurcam na pia de todos os partidos. uma última palavra para os jornalistas. quando se aventou a hipótese de estarem na iminência de serem vendidas as obras de miró no valor de mercado de 80 milhões de euros e de este dinheiro ir desaparecer na fogueira da suspeição, qual a razão de pararem com as investigações precisamente na altura em que elas são "roubadas" ou oficialmente desviadas do lugar onde se encontravam detidas e  à disposição do estado? estranho, muito estranho!!! claro que legalmente haverá quem encontre um buraquinho na lei onde tudo caiba a bem da nação. vão-se foder!!! safa! e dizia a minha avó: onde há dinheiro há ladrão! e eu: querida avozinha, não fui eu! juras? se juro! entonces não... entretanto a comissão de inquérito... porra, com  a idade que tenho já fui cremado quando uma mistura de oficial às ordens com escuteiro de passagens de peão aparecer como porta-voz... vai durar tanto tempo - o debate miroquiano - tanto quanto o que até hoje foi "gasto" com  as faladuras de camarate.
mmb

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