sexta-feira, 16 de março de 2018

Kautsky, Dominique Strauss kahn, Hugo Chavez da Venezuela, José Sócrates

Sonhei com Kautsky. Para o que me havia de dar. O que tenho eu com um dos fundadores da social-democracia? Eis o diálogo que mantive com este filósofo, "íntimo" de Karl Marx, no meu terceiro sono de idoso:
Kautsky:
Sabes qual é o mais inteligente político português  após o 25 de abril de 1974?
- Eu:
Talvez o general Spínola (sempre a sonhar)
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve, que eu não tenho muito tempo.
Eu - Diz lá!
Kautsky:
Quando em 1957 foi criada a CEE pelo Tratado de Roma...
Eu - Morreste em 1938 como podes falar de coisas que aconteceram 19 anos depois?
Kautsky:
És mesmo estúpido, eu sou um fantasma inteligente e estudioso. Ouve e cala-te. A CEE nasce com o objetivo de combater o poderio económico dos Estados Unidos e não o que se ensina nas escolas. Os americanos entretidos a dar caça aos comunistas motivados  pela voz de  um tal senador  McCarthy, morto em1957, não estavam inclinados para saber  o que se estava a passar na Europa. Julgaram a Europa um saco de gatos que não se entendiam e que estavam cerca de umas boas centenas de anos a brigar entre si. Cada "povo" falava o seu próprio linguajar. Para mais, os europeus não possuíam petróleo, o que os tornava dependentes da América.
Eu - E o que tenho eu a ver com isso?
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. Quando a América se apercebe que a Europa se encaminha para a unidade económica e política zanga-se. O FMI começa a olhar a Europa e a voltar o traseiro para os EUA. A Europa cresce  reunindo nações ou espécie disso controladas pelos alemães acolitados pelos lacaios franceses. 
Eu - Diz-me qualquer coisa sobre Portugal que eu estou aqui estou a acordar.
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. Portugal quando entra para o clube europeu muito disfarçado de espanhol.
Eu - Eh pá...
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. O teu país saca o que pode e começa a dar-se bem. Essa Europa rica olhava para os portugueses como os portugueses olham os ciganos. (Atenção, só estou a comparar. Não sou racista e nada tenho contra os ciganos) Quando deram por si já vocês os tinham enrabado. Vocês com quase um milénio de anos a servir ingleses, espanhóis e franceses aprenderam os seus fracos e foram História fora sobrevivendo. Tornaram-se sábios, melhor dizendo, mestres na arte do comer fiado . Aquilo é que foi comerciar povos de África como se tratasse de mercadoria. Bem,  neste momento o que interessa é  olhar para o que quase ia acontecendo recentemente. se não tivessem matado o Hugo Chavez, limpado o sarampo ao Dominique Strauss Kahn e entalado o ex-primeiro-ministro José Sócrates, vocês portugueses seriam uma espécie de novos senhores da Baixa Europa 
Eu - No Paraíso há álcool? 
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. O FMI com Strauss Kahn a olhar o lado social do capital, o Hugo Chavez senhor do quarto país mais rico em petróleo e o José Sócrates a infiltrar-se na Venezuela...
Eu - José Sócrates!!!
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. José Sócrates é o primeiro político europeu do sul a obter uma maioria socialista. Faz dele um alvo dos americanos porque ao permitir que a Venezuela, antiamericana, encontre mercado europeu para o seu petróleo  torna-a  longe da tutela dos americanos. Sócrates é a favor da libertação dos povos sulamericanos a quem a América subjuga à força.  Sócrates vê o furo económico que a política internacional  oferece aos portugueses e alia-se a Chavez. "
Eu - Ah, ah! Em troca do petróleo levas o "magalhães".
Kautsky:
És mesmo estúpido! Ouve e cala-te. Sabes, por exemplo, o que significa Sines, estúpido? O "magalhães" era para disfarçar. A União Europeia através de Portugal viria a beneficiar com esta união entre vocês e o petróleo venezuelano. Portugal como intermediário encheria a mula, obviamente. Percebe-se que tanto Chavez, Strauss e Sócrates não passam de alvos a abater pelos seus adversários diretos: os americanos. Assim, o Presidente do FMI, futuro candidato socialista à Presidência da República Francesa, por se fazer a uma criada de quarto num hotel de Nova York foi algemado e preso em condições humilhantes. Toda a cena difundida pelo mundo inteiro de manhã à tarde e à noite. Logo, fim da tendência que conduziria o capital  do FMI para o bem estar social porque mataram o seu promotor. Depois, Chavez, voz libertadora de povos subjugados, um socialista e homem de esquerda, que respirava saúde mental e física, acaba por morrer inesperada e estranhamente. Maduro, seu sucessor, esclarece que a morte dele se deveu a ter sido assassinado. Finalmente Sócrates é preso numa encenação à americana, coisa nunca vista entre nós. Uns morrem fisicamente enquanto outros morrem politicamente É preso durante quase um ano. Até parecia que se esperava que tudo amainasse para o expulsar da prisão de Évora. Depois é solto vivo e tudo volta ao normal. Isto é, não mexas com os interesses da América senão levas tau-tau. 
Eu - Não acredito numa única palavra tua. Eu gosto da América do Jess James, da Marilyn Monroe, do James Dean, do Dean Martin, do Cassius Clay...
Kautsky:
És mesmo estúpido! Essa América já não existe! Bem, adeus, cá te espero.
Eu - Porra! 

Sem comentários:

Enviar um comentário