segunda-feira, 21 de março de 2016

américa em cuba. que beleza! lá vêm as modelo passa-trapos, os surfistas, os cabrios, os casinos, os piecework, e tudo que é bom.

e o que vai embora? bem, lá se vai a educação e a assistência médica gratuitas; a vida explorada mas não muito, trocada por grossa massaroca na carteira para poder comprar de tudo que vem da china, através da américa. oh, very good! nice. vão agora os cubanos fazer uma experiência que se resume pelo começo do fim de um certo tipo de sociedade. que sociedade estamos a referir? socialismo com uma classe elitista a viver no bem-bom e o resto da malta assim-assim? uma sociedade dita comunista rodeada por água por todos os lados que fecha os dissidentes por muitos anos, desde que não pensem como os castros e guarda-costas? o confronto de duas ideologias (se assim posso dizer) que como se sabe ora ganha uma ora ganha outra. mas cuidado que a américa tem-se mantido anticomunista e antidebochada. quando tinha eu 13 anos  ouvi meu pai dizer que na américa havia um grande rigor contra coisas que diziam respeito a sexo. disse-me ele e eu confirmei ainda há pouco o seguinte: que num filme de walt disney foi proibido projetar as mamas de uma vaca, animal que produz muito leite. na américa as ligas de moral são do mais caricato que há no planeta. para confirmarem o que aqui digo, eis as coordenadas: american heritage, fevereiro/março, 1980, p.20. nos atuais filmes americanos que nos sujam as mentes de hora a hora podemos ver o modo como se mata de todo o feitio, mas as mamas das atrizes - coisa boa quando não apresentam silicone - está totalmente fora de caso. também, na minha juventude, na mesma américa dos foguetões, não se podia escrever grávida nas redações escolares mas sim  que a mulher está de esperanças. a américa mudou muito. e então desde a destruição do iraque, é sempre corações ao alto. para terminar, que só tenho mais 2 minutos: que raio de importância tem cuba que não passa de uma entre muitas ilhas no mar das caraíbas, um pouco maior que o nosso território e com mais ou menos  11 milhões de habitantes? tem muita! é que toda aquela zona é do domínio norte-americano. até houve uma vez que a ilha de granada elegeu um comunista para o governo e pouco depois os americanos invadiram-na para o destituir. zonas de influência são zonas de influência. cuba é diferente, pois fidel conseguiu unir todo o povo. só assim os cubanos puderam resistir a invasões militares e ao bloqueio económico, sem nunca ceder. vamos aguardar para ver o que resultará da visita do presidente obama.  qual o significado de obama ter chegado a cuba sem ninguém especial à sua espera? faz parte do protocolo? eu penso é que os castros ainda não reconhecem a américa como um país de direito próprio. logo, para eles, obama não passa de marchant que vem fazer negócios devido a uma estreita abertura nas relações permitida pelo  congresso dos usa. será que sim? ou estou a meter água?
varett
nb: eu mudo muito de fotografia. é que comprei uma máquina nova e como não tenho passa-trapos para captar capto-me sempre que dá jeito. a máquina é minha e eu sou eu até que me incinerem, como é o meu desejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário