terça-feira, 15 de março de 2016

afinal o que elas e eles querem é passar fome para ficarem belos. com salazar, a receita era fome e porrada

o estado novo através de salazar e cerejeira, a dupla político-religiosa que chefiava  a nação protegida pelos militares, orientava a população para a sobrevivência alimentar mínima, dita pela oposição de insuficiente. as pessoas no tempo do estado novo eram na sua maioria magras. como os portugueses são baixos até que lhes ficava bem. havia quem dissesse que se passava fome. eu lembro-me de pessoas que comiam tudo o que se lhes pusesse no prato, parecendo que viam comida pela primeira vez. o que interessava era a quantidade. a maioria nunca comia carne. a não ser a exceção. isto é, alguns caçadores que viviam nas aldeias. e como é lógico, as pessoas de posses. conheci um rapaz que me disse que só tinha comido  bife quando fez  19 anos. a princípio não acreditei. veio a revolta popular de 1974 (não digo revolta militar porque isso era mentir. os militares assustaram os fascistas moderados que se escancharam  no poder e pouco depois deles terem fugido do país, o povo entrou em ação desvairada). no alentejo, um camponês disse-me que se alimentavam de pão com azeitonas durante muito tempo ao longo do ano. e só quando havia. resumindo, havia pouco de comer por toda a parte. eh pá, amanhã há casamento! vou consolar-me. como eu sempre detestei a comida  até aos meus 30 anos, aquilo irritava-me. hoje, já mais sabido soube o que aquilo queria dizer. depois de se prender os ricos e de se assustar a classe média, a distribuição da riqueza estendeu-se até aos antigos passa-fome. eh pá, em dez anos, eles e elas começaram a comer como bestas! resultado? o que é que se esperava: o povo engordou, mormente as mulheres. e agora? agora existem milhares de conselheiros que aconselham a toda  a hora os que comem muito (os chamados gordos) a passar fome. eh pá, salazar para além de ser um grande estadista era também um excelente dietista-nutricionista. eh pá, não comas tanto! salazar mandava a pide espalhar a boa nova. não pegou devido à malvada oposição. hoje, bem, isto é para acabar esta merda de texto: hoje, alguns governantes preparam-se para criar leis que penalizem os pais que deixem que os filhos atinjam a classe dos obesos. eu vou repetir: vão passar a ser considerados criminosos  todos aqueles que não proíbam os filhos de comer mais qualquer coisa para além do legislado. e tudo isto a bem da saúde do povo. eu vou gritar bem alto para ver se salazar me ouve: ó senhor ditador salazar, o que eles querem é passar fome! esperem, esperem, que estou a ouvir uma voz cavernosa vinda do fim do universo. "fome e porrada!", vociferou salazar. ele era um belo ponto.
varett

1 comentário:

  1. Eu com doze anos pensava que um bife ,era algo doçe,nunca pensei que fosse carne!Claro que pasámos fome de cao,e com 5 anos já andava eu com 5 ovelhas e uma (chiva)cabra,pelo monte.Fui para servir com 11 anos e estive seis meses à experiência sem receber minha mae dinheiro nenhum.Masci no 53.Era o tempo do Salazar!

    ResponderEliminar