domingo, 5 de janeiro de 2014

poucos poderão ter chorado por um país e ver o país chorar por ele

acho que o cortejo fúnebre que amanhã deverá ocorrer por algumas das principais artérias da capital de portugal vai representar um ato de contrição nacional . um "mea culpa" e traduzirá o fim de uma época. em 1980, tentou-se com as exéquias de sá carneiro levantar um falso ânimo patriótico. não resultou! EUSÉBIO é neutro, representou aquela alma portuguesa que ultrapassa a ficção e dá cor à casa portuguesa. não estou a referir a casa portuguesa muito utilizada pelo estado novo para desmiolizar o português. (este) é personagem emotiva que é levada às primeiras por ser muito pouco dada a refletir. ao prestar as minhas homenagens a EUSÉBIO estou a (re)sonhar aquele país que me fez crescer. EUSÉBIO recebeu um convite multimilionário (uma verdadeira fortuna) para ir jogar num rico clube italiano. salazar não deixou e não o compensou. saibamos, hoje, ressarcir a família daquele que foi o símbolo maior que nos fez ser conhecidos pelo mundo e sobretudo de uma forma positiva. qualquer tribunal internacional obrigaria portugal a indemnizá-la. compensámos escroques que levaram o país à ruína e esquecemos os que nos honraram por esse mundo fora. carlos lopes foi um deles, por exemplo. é do desporto que estamos a falar. é o que temos. falta ainda muito para - também, por exemplo - chamarmos os nossos físicos que se encontram no estrangeiro porque ainda estamos na idade da pedra de todas as invejas. ah, mas que vazio que fica! e ele esteve tão perto de nós estes anos todos...
mmb

Sem comentários:

Enviar um comentário