quarta-feira, 9 de junho de 2010

PORTUGAL TEM DIAS






O 10 de Junho é um dos tais.
Chamava-se no então salazarismo o Dia da Raça. E que raça!!!!!!! O ex-ministro Ângelo Correia disse o que eu costumo dizer mais claramente dito: os portugueses são mestiços. Disse o clarividente que os portugueses são uma mistura de todas as raças - só existe uma única raça humana que eu saiba e confirmado pelo Claude Levi-Strauss - e mais alguma. De acordo. Os portugueses vestidos de árabes são tão escuros quanto eles. Há excepções, por exemplo, os meus avós maternos não deviam ter muitos cruzamentos desse género. Quanto aos outros já não posso clarear lá muito. Sei, por exemplo, que meu avô - o outro - se cruzou com criadas. Se isso dá mestiçagem, não sei. Perguntem ao preclaro. Quis o bom ex recordar que a coisa da raça já era.
(Já volto. Vou à bica.)
Recomeço sem ter de ler o que atrás escrevi.
Olha, nas estações de têvê dizem que há cinquenta homicídios por dia na África do Sul e rematam a boca com setecentos assaltos também por dia. Bem, quem os manda ir jogar para tão longe! Não tenho nada a ver com isso? Tenho sim, assaltaram-me na minha rica reforma para estarem a gastar o fruto do roubo na pândega. Sacanas!
Um dia, no bastante passado, li uns textos referentes a portugueses e escritos por ingleses. Diziam os irmãos Buller que nós éramos sujos, escuros e atrasados. As nossas mulheres eram belas mas pró-preto. Um outro, mais filho de puta que aqueles, escrevera que estávamos muito próximo da irracionalidade, Veio-me à ideia uma entrevista que uma moça - creio chamar-se Catarina Furtado - que faz anúncios televisivos e lá de vez em quando é atriz. Disse ela que não sabia por que os ingleses quando a contratavam para representar só lhe davam papéis de cigana. A moça é bonita e mete no chinelo a maior parte das bifas. É a tal mestiçagem de que falava o ilustre Correia. Bom, o Dia da Raça foi-se por motivos patetas e passou a designar-se por Dia das Comunidades. Mudaram o nome mas a cor mantém-se. Este dia/data serve para medalhar todos aqueles que se destinguiram de acordo com a ralé que tomou conta da ex-Nação - hoje Estado Europeu de Oeste. Eu sei, eu sei que já cá estão para mamar alguns de Leste o que nos prejudica(?) imenso. Há uma coisa que eu não digo em voz muito alta o que é que eu sou. Porra, de um dia para o outro, os miguelistas limparam o cebo aos liberais e vice-versa, no século XIX. No século XX os monárquicos foram cilindrados pelos republicanos e houve pouca vice-versa. Depois, vieram os maiotes (do 28 de Maio) e começaram na limpeza dos atrás mencionados. E ainda no mesmo século - mas mais para o fim - uns renascidos jacobinos chegaram a roupa ao pêlo aos atrás também citados. Ora dizia eu, a quem me devo anunciar e como? Isto é, será que corro o risco de ao defenir-me ser castigado? É que agora com a minha nacionalidade na mão de uma corja que não reconhece marcas de território fico nervoso se disser em voz alta o que sou. Tantos anos labutaram os proprietários dos cães de fila para certificarem os seus animais para de repente deixarem os cães de pertencer à sua própria raça. E não é que alguns dizem-se europeus da Europa e quase se esquecem de ser portugueses. Faz-me lembrar quando Dom Carlos viajando no seu iate lá para os lados do Norte vislumbrou uns pescadores na faina. Ao chegar perto deles perguntou-lhes se eram portugueses . Responderam os mareantes que isso eles não sabiam, o que tinham a certeza é de que eram da Póvoa de Varzim. "Meu rico senhor", ajuntaram. O meu caso - para já é o que me interessa - é simples: sou açoriano, português e europeu. Mas tenho a resposta preparada tal qual a malta da Póvoa. "Meus ricos senhores, quem sois vós?" Isto para dar a resposta que queiram ouvir.
Sim, Dia da Raça! Pois, por mais misturas que façamos ajudados pelos auxiliares falos e cloacas somos nós próprios. Escuros, barrela, pretos, branco-tijolo, acastanhados, avermelhados - pelo tinto, claro - amulatados, etc.
Entonces, engenheiro Ângelo, que tal o Dia da Mulata? Haverá no mundo algum povo que as fez tão bonitas como nós? Fomos os primeiros! Nada de dúvidas, já o Padre António Vieira o confirmara aos companheiros de masmorra.

mmb

Sem comentários:

Enviar um comentário