domingo, 13 de junho de 2010

O PROBLEMA DOS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS E OUTRAS IDEIAS DO PROFESSOR ERNÂNI LOPES






1) Se eu fosse uma pessoa conhecida e da área da direita faria o seguinte para ganhar votos se me candidatasse à Presidência da República: entrava numa marcha de Santo António. Há excepções. Nada de Cavaco Silva, pois este não se coaduna com o movimento das marchas e dos seus passinhos. Deve ser a única excepção. Marcelo tem pinta de popular. Homem bem disposto de palavra fácil, era vê-lo a acenar às massas - de maioria laranja - e a retribuir os gritos e vivas da populaça. Estava feita a aproximação entre o putativo grande chefe e o povo. Ganharia a corrida presidencial. As televisões - que só dão futebol - passariam horas a reproduzir o feito, após o que chamariam ao palanque todos os comentadores disponíveis e com emprego a prazo. Outro cavalheiro que ganharia em entrar numa marcha seria Paulo Portas. Sabe estar em qualquer sítio. Sabe falar com o povinho e nunca se porta - passe a palavra - mal em nenhuma circunstância. É um cavaleiro medieval.

2) Assisti ao Plano Inclinado, onde pontificou o Prof. Ernâni Lopes. Antes de tentar reproduzir o pensamento do antigo ministro das Finanças, devo dizer em afirmação que até hoje nunca vi nenhuma figura pública que melhor vestisse um fato completo. Dito isto, passemos à parte em que o Professor aponta para refazer o processso económico nacional. Disse e disse muito bem que é preciso reeducar o povo. Que os pais digam aos filhos que eles devem portar-se como cavalheiros éticos. Que não devem copiar o Chico Esperto que se tem governado até aqui muito bem. Bem até de mais. O professor é chic demais para perceber que a sardinha só muitos milhares - ou milhões de anos - atrás talvez fosse chicharro. Era bonito que fosse como o distinto académico deseja. A antiga Lei de Bases do Ensino aponta utopicamente para tal objectivo. Não se conseguiu dar um passo em frente porque os que deviam veicular as ideis lá contidas... calcule o que eu queria escrever e que nem vale a pena continuar.

Nota. Vou reproduzir um trecho de Breve História do Tempo de Stephen Hawking (1). Se calhar até nem isso deverá responder à questão. Mas como quero acabar este escrito como de costume - sem cabeça - aqui vai: " A única resposta que posso dar tem por base o princípio da selecção natural de Darwin. A ideia consiste em que em qualquer população de organismos auto-reprodutores, haverá flutuações genéticas de geração em geração e na mesma geração. Estas variações significam também que alguns indivíduos são mais capazes do que outros para tirarem as conclusões certas sobre o mundo que os rodeia e para agirem de acordo com elas. Estes indivíduos terão mais hipóteses de sobreviver e de se reproduzirem; deste modo, o seu padrão de comportamento e pensamento virá a ser dominante..."

mmb

(1) Ed. Gradiva-6ª edição

pág. 22

Sem comentários:

Enviar um comentário