segunda-feira, 7 de junho de 2010

BIFE À MESTRE DE AVIZ




Por que é que Dom joão I que deu origem à dinastia de Aviz teve tantos filhos em casa e outros tantos do lado de fora dos palácios?

Bem, aqui vai. Cuidem-se que esta receita dá muito tesão a homens, mulheres, mulheres-homem e homens-mulher. Se algum canídeo abocanhar algum pedaço do bife desta receita que se cuidem os amigos dos animais do tipo Brigite Bardot.

Você se tem dinheiro compre lombo de vaca nova. Quer dizer, carne mais tenra de trincar. Espere um pouco pois vou embrulhar os menos abonados no mesmo rol. Os tesos podem comprar parte da vaca que dá pelo nome de vazia. Para ficar tão boa quanto a do lombo meta-a no congeledor uns bons 7 dias. Depois coloque-a no frigorífico a descongelar.

Agora para os dois: os ricos e os pobretanas que gostam de fazer de ricos, melhor comer como os ricos.

Altura do bife: um dedo e meio. Claro que você tem de cortar a carne. Ou estava à espera que eu o fizesse.

Com uma faca bem afiada perfure (ladeie) o bife nos quatro lados do rectângulo. Eu sei, eu sei, o lombo tem outra geografia mais circular. Porra, se é o caso esfaquei-o em 4 lados (como o circulo não tem lados, desenrasque-se). Ok. Coloque-os numa tigela.

Fume um cigarro ou beba um trago de uísque. Estou a gozar. Você é um teso, como pode bebê-lo?

Pegue num almofariz. Introduza 4 ou 5 cabeças de alho. Machuque bem. Tempere com sal. Eu uso o sal fino e não costumo salgar. Não sei se você é nabo ou não. Desenrasque-se pois é você quem vai comer a mistela que fizer. Agora, preste atenção. Arranje uma colher de sopa de um bom vinho tinto e uma colher de vinagre de vinho. Despeje-as sobre a carne de bife que eu mandei colocar na tigela. Tá? Com as suas mãos lavadas. Sei que não é seu costume de as ter assim. Dê um jeito. Aperte a carne com as mãos como quando apalpa a mama à sua secretária. Você é pobre, já me esquecia. Faça então o seguinte. Aperte a carne com o vinagre e o bom vinho como quando o faz ao lavar a camisa de seda que lhe foi oferecida pelo Natal. Ora temos na tigela a carne, o vinho (se não tiver bom vinho tente na boazona do 3º. Esq. que costuma receber visitas discretas) e o vinagre. Continue a apertar. Não se esqueça, seu tanso, que não mandei bater os bifes. Nunca se bate! Em seguida a esta tarefa, retire os alhos esmagados e o sal e coloque tudo dentro da tigela dos bifes. Calma, que agora vem o pior. Tem você em casa pimenta malagueta em calda da ilha de São MIguel? Ouça, não tem nada a ver com as outras que se usam para temperar. Claro que não tem, seu saloio. Vá buscar! Antes mandava vir da Ilha, porém, descobri que na rua de São Julião - não sei o número - mas não tem que enganar. Quando você vir uma boneca grande à porta é aí. A boneca não está à venda e só a encontramos quando nos dirigirmo-nos no sentido da Gare do Oriente.

Torne a lavar as mãos. Agora junte duas colheres das de sopa da calda e coloque-as sobre a carne. Espere que ainda não acabou. Misture tudo com as mãos. Aperte bem como se fosse a tal mama. Tape. Meia hora depois volte a fazer o mesmo. Não precisa atingir o orgasmo, seu tarado.

Aqueça uma frigideira, coloque manteiga e frite. Não deixe fritar muito, pois estes bifes devem ser mal passados ou medianamente passados. Acompanhe-os com puré de batata verdadeiro. Ah, o vinho! Eu - quando tenho dinheiro - bebo um Esporão. Com uma garrafa fico quase tonto. Depois empurro isso tudo para o esfíngter metendo no bucho um pêssego de calda ou uma banana. Bebo um bom café feito por mim. Não digo como o faço, pois era mais uma redacção. Antigamente, metia um dois, três, etc. riscos de Walker e depois mamava um charuto dos trópicos que compro a metade do preço dessas merdas que andam por aí.

Nota (1): O que acontece? Esta receita é simples mas complica pois dá muito tesão ou pica. Eu safo-me porque elas amam-me - pagando, claro.
Nota (2) : Se ainda não comeu os bifes e não os levou à frigideira, meta com uma colher de chá nos golpes que deu na carne a mistela composta pelo sal, alhos, calda da pimenta da Ilha, o vinagre e o vinho. Porra, ia-me esquecendo.
Divirtam-se
mmb

1 comentário:

  1. Isto não se faz.... Saudades desses teus bifes, únicos.
    Não me parece que a receita funcione. Falta a mão do mestre e claro, a companhia.
    Luís Jaime

    ResponderEliminar