sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Leituras de verão super aquecidas. Eça de Queiróz Vasco Pulido Valente, Luís Jaime Linhares


Quem entra no Continente do Colombo e se dirige para o fundo à direita encontra uma loja (Well´s)  para vesguetas. (1) Saí de lá a ver muito melhor. Pagando, claro! Subi em pé (escada rolante) até ao segundo andar daquela extensa, longa e comprida  superfície comercial e pus-me à procura da Fnac. Dirigi-me logo para as edições de bolso que são muito mais baratas e eu com as novas lunetas já podia ler aquelas letras miúdas e a contento com a minha bolsa. Comprei quatro Eças. Depois desta barrigada queirosiana parei. Nem o sol me levava à praia nem estava disponível para dormir mais do que as minhas sagradas dez horas diárias. Pulido Valente e Jaime Linhares lançaram dois livros - que adquiri -  versando o século XIX português e como o Eça gosta de descarnar a sociedade daquela época (tão atual?) eu, já agora, vou entrar de cabeça e continuar a olhar aquele século, mas tratado num enquadramento e narrativa  histórica. Luís Jaime Linhares deu-me a conhecer uma faceta histórica dos Açores que eu desconhecia. Fez uma investigação muito rigorosa e à medida que o ia lendo muito irritado fiquei eu com os levantes entre açorianos, coisa que nunca me passara pela cabeça. Porém, isso não é para trazer para aqui. No entanto, desgostou-me o facto  de não me passar pela torre de controlo que  esquisitices da burguesia da época fossem muito limitadas ao seu grupo. Depois, sosseguei quando me veio à ideia aquela tomada de posição de Cavaco Silva quando interrompeu as férias algarvias para vetar com grande alarido histérico duas "adendas" anteriormente votadas e aprovadas tanto pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores como posteriormente pela Assembleia da República concernente ao Estatuto Político e Administrativo dos Açores. Até aqui tudo "bem": o colonialismo é assim mesmo. Agora que o "Povo" Açoriano viesse a votar maioritariamente em Cavaco Silva nas eleições presidenciais seguintes... É que eu não consegui chupar nem deglutir a atitude do poveco. E até hoje... Bem, para me refrescar, está (esteve) um calor infernal. Pensei até que a temperatura tivesse subido devido ao calor proveniente de Monchique. Mas depois de ouvir o ministro Cabrita (que trabalha muito bem a propaganda, embora tivesse sido sistematicamente desmentido pelas televisões...) fiquei muito descansado. Quer dizer, então, que o que me aqueceu foi a "A Revolução Liberal de 1821 nos Açores"  e não outra coisa qualquer. Um bom verão, mas menos aquecido são os meus desejos. 





(1) - baixo calão micaelense: aqui quer dizer ver pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário