quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"ora bolas, leitora amiga. ..." foi a maria joão fidalgo autora de "a razão da raposa" quem teve o descaramento de escrever essa blasfémia (tesouro) em 1952, o tempo da fossa espiritual


às vezes é assim: um caixote de livros à porta de uma espécie de livraria, lá para os lados de campo de ourique. um pequeno cartaz encimava-o e informava que cada livro custava um euro. levei dois. uma biografia de einstein  por johannes wickert para juntar às outras que tenho do sábio e espertíssimo judeu. só que este livrito tinha como prefaciador o senhor nuno crato (professor e atual ministro da instrução. se dissesse educação estaria a provocar tudo o que fui como professorinho). o outro , já meio gasto, era uma seleção de éclogas de bernadim ribeiro pelo professor rodrigues lapa, uma 3ª edição da "textos literários" de 1947. tive o prazer, se assim posso dizer, de ao ler o trabalho de rodrigues lapa encontrar uma folha desnudada do original no meio delas. se comprei por aquele preço era mesmo para ler tudo. peço aos meus dois leitores que leiam para verificar o que pensavam as mulheres de lisboa acerca da sua tão afamada escravidão. que outro nome? só uma pequena nota: nuno crato escreveu um pequeno prefácio na biografia. até que se lê bem, só que deve ter sido antes de ter levado com uma barra no toutiço. eu aconselhava tratamento ao ministro crato. podia ser, por exemplo  ler com espírito aberto as primeiras cem páginas de a  "servidão humana" de sommerset maugham. como ministro deve estar a seguir os ensinamentos do tio e dos professores de philip para recriar a nova escola portuguesa.. buau!!!
mmb
ps: este texto obedece ao acordo, ao desacordo e à minha intuição. é a minha troika!

Sem comentários:

Enviar um comentário