segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

non habemus papam

para mim que já fui militante teísta , ateu por temporadas e finalmente observador négligé (boa, saiu-me) fiquei perplexo pela atitude de um papa que me habituou a vê-lo ser coerente com aquilo que o orienta:  "constituição" católica que  ele subscreve e pratica. nada de preservativos! claro! então as católicas querem só as partes boas e carnudas da vida e quando é para seguir à risca as regras que deus do ocidente imigrante fugitivo das areias do deserto ditou para o seu povo - o chamado povo de deus - tornam-se relutantes e vivem fodendo sempre que para isso haja oportunidade em viaturas, motéis e outros lupanares. claro que as mais abonadas têm outros locais. os locais de luxo. todas elas utilizam protecção e, digo isto, porque ao questionar o quantitativo de preservativos vendidos ou oferecidos pelas instituições oficais fico a saber que é de tal ordem que chego a duvidar se aquela gente que parece muito cumpridora das leis religiosas não anda por aí a praticar sexo seguro à revelia dos seus confessores. este papa bento número dezasseis cortou a direito. disse o que o coração e a fé mandaram. nada de misturas e toca a viajar a levar a palavra que deus transmitiu há dois mil e doze anos quando ainda o demónio não tinha descoberto a árvore da borracha. confesso que só gostei de dois papas. um deles foi joão XXIII e isto porque ele era parecido na bondade com a minha avó que gostava muito do salazar. o outro é este que se reformou ou anunciou que se ia. e gosto dele porque ele se chama bento tal qual meu bisavô antónio josé bento da ponte que segundo meu irmão carlos era o homem que mais impostos pagava em vila franca do campo no século XIX. ah, e porque dá uns toques em filosofia metafísica e mística... durante todo o dia, perdão, todo o santo dia, os noticiários encheram os ouvidos da malta com a saída de sua alteza santíssima. ele foi os padres, os cónegos, os bispos, os cardeais, os beatos, os teólogos e as pecadoras a não perceberem o que diziam mas difundindo sabedoria alegórica. o melhor foi o padre pinto. todo ele crente do terceiro deus católico que iria certamente conduzir o próximo conclave. refiro o terceiro deus que é o espírito santo. três deuses num só, explicava o padre do liceu que ministrava a cadeira de moral e religião. era giro como ele nos demonstrava a existência de deus ficando zangado quando surgia uma pergunta mais ingénua. fui para a rua uma vez por duvidar do valor das estátuas dos santos. rua! e fui. antes porém, o velho latinista explicou à malta como é que três deuses eram um só. pegou em três fósforos e queimou-os cada um de persi. a cada luzerna dava o nome de um dos deuses. o primeiro fósforo era o pai, o segundo o filho e o terceiro o tal espírito santo. depois juntou-os e como resultado surgiu um deus único formado por três pessoas. ora, senhor padre o senhor juntou o primeiro deus com o segundo e estes com  o terceiro o que faz quatro. isto é, o deus único mais três. burro! tu és burro! para além de professor ele era pároco da minha freguesia a quem me confessava a mando de minha mãe que era muito respeitadora dos deuses e dos santinhos. ainda hoje em dia trago comigo uma pequena relíquia. é só para dar sorte e não vá o diabo tecê-las - o cabrão que queria a minha alma... quando a tinha!  nas confissões vingava-me. dizia-lhe cada uma que às vezes não era mentira. era um louvar o deus quatro com tanto disparate. aprendi com a leitura do padre meslier. perdoa os meus pecados querido senhor padre! é que é pela frente e por detrás. se fosse hoje ia dentro. oh, que saudades tenho do tempo do cardeal cerejeira. aquilo é que era bom. em nome de deus estás perdoado e nada de polícia (na altura a dos bons costumes).  quero terminar desejando que muito rapidamente bento XVI seja substituído para voltarmos a ouvir notícias de passos e de relvas. já sinto saudades e só se passaram 24 horas que desapareceram dos noticiários. quanto aos católicos  quero deixá-los descansados porque sinto que vão voltar a ter fumo branco muito em breve e este indicará um papa italiano. precisamos de um papa que fale a nossa linguagem comportamental latina. estou farto de polacos e de alemães. ah, caramba, esqueço-me sempre que não  sou crente! já sei, é por causa das missas que ouço quando não desligo o rádio cujas hossanas entram nos meus ouvidos através dos auscultadores. desejo a bento XVI uma boa reforma. é um homem de paz. merece o meu respeito por isso mesmo e por ter pedido perdão pelos crimes dos outros.
manuelmelobento

Sem comentários:

Enviar um comentário