sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

UM MINISTRO E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENCOSTADOS À PAREDE EXPRESSAM-SE COMO SE ESTIVESSEM INFETADOS PELO VÍRUS DA ÉTICA

 



O ministro da Administração Interna enviou uma mensagem de pêsames à  viúva de Ihor Homeniuk. 

Pode repetir?

Só quase nove meses depois de o cidadão ucraniano ter morrido às mãos das autoridades portugueses, o senhor Cabrita, ministro da Administração Interna,  apertado por todas as frentes de combate  mediático-político, teve um gesto de elevado sabor de compaixão. Fez encaminhar  uma mensagem de pêsames à  desolada viúva e órfãos de Ihor com a esperança de lhe ser atribuída uma indemnização para compensar o seu desaparecimento.  Numa conferência de imprensa, volta-se para os jornalistas e acusa ( para o ar) dizendo que tinha sido ele o único a sensibilizar-se com o caso. Enquanto todos os outros  não estavam virados para este. Eu acho que não é verdade, mas como a palavra de ministro vale mais do que a minha (o que não  é  difícil ) eu calo-me porque para se jogar a este jogo é preciso traquejo, coisa que me faz falta. 


Do senhor Presidente da Republica pareceu-me que disse  mais ou menos o seguinte sobre o tema :

É preciso saber se se trata de uma espécie de prática daquela força policial. E se for é preciso atuar. 

Pode repetir? 

Não vale a pena e isto porque o espaço/tempo de nove meses de silêncio sobre tamanha e monstruosa  enormidade  é  suficiente para percebermos que governar em Portugal o que dá é colocar uma pedra sobre os assuntos melindrosos. É procurar abafar as chatices para não alertar os eleitores. Fazer ondas é proibido.  Também se pode questionar se há,  neste momento,  em Portugal, algum político que tenha a coragem de limpar tanta mão suja que nos deixa mal colocados perante uma Europa civilizada de que queremos fazer parte. 

A verdade é que há muita gente nossa que expressa medo por vivermos num país onde se tem medo dos criminosos e dos polícias ao mesmo tempo.  O que não deixa de ser curioso.

Aconselho  a não gritar "ó da guarda" porque pode ser perigoso! Coma, cale e não contradiga ninguém porque pode tratar-se de um fora da lei ou de um dentro da lei quem o venha socorrer. A vida só é preciosa quando se está vivo, já dizia aquela socialite  habitué do salão do   titular.

1 comentário: