segunda-feira, 25 de abril de 2016

25 de abril de 74 numa trindade ainda não explicada


porque razão a tenebrosa pide/dgs não fazia parte do programa do movimento das forças armadas?  a sede  só foi tomada quase 48 horas após o golpe militar do dia 25 de abril. a pide abriu fogo contra civis e militares por volta das 20-30 h desse dia só se rendendo no dia seguinte e após ter assassinado 5 pessoas e ter ferido cento e tal.
marcelo caetano rendeu-se às 19 horas do 25 de abril. isto é, uma hora e trinta minutos antes do assassinato de civis na rua antónio maria cardoso. parte do governo já se encontrava "prisioneiro". que mais havia a fazer senão cercar a sede  daquele símbolo tenebroso do estado novo e aprisionar os seus agentes? porque razão ficaram os pides de fora da ação dos militares revoltosos? não deviam ter sido eles os primeiros a serem presos devido ao que fizeram de mal a milhares de portugueses?
porque razão os presos políticos continuavam presos em caxias e os pides numa boa se o regime já tinha caído e os militares gabavam-se do fato?
porque razão horas depois de feito prisioneiro marcelo  em conjunto com o almirante thomaz, ex-presidente da república, e moreira batista , ex-ministro do interior , são libertados e metidos num avião que os leva para um hotel 5 estrelas na ilha da madeira? permanecem pouco tempo na pérola do atlântico, pois foram, de imediato, reenviados para o brasil, para o exílio. o único castigo  que foram sujeitos os responsáveis pelos crimes do estado novo  foi o fato de perderem os seus vencimentos... penso até que se eles fugissem pelo seu próprio pé teriam sofrido muito mais incómodos.  
portanto o governo fascista e a sua tenebrosa polícia eram como que uma espécie de convidados para a festa. isto é, se marcelo abre maneiroso as portas do convento a salgueiro maia e a pide não mata inocentes manifestantes, não tínhamos revolução! teríamos um passeio e marchas aceleradas. que chatice!
terceira questão: porque razão, após terem corrido para fora do país os responsáveis fascistas sem os julgarem pelos seus crimes,  os militares começaram a mandar prender às carradas os ricos e pessoas de posses? o senhor "capitão" de abril otelo confirmou numa entrevista ter  assinado mandados de captura a eito e em branco contra os capitalistas notórios. até as senhoras de boas famílias não escaparam  à sanha dos verdadeiros revolucionários. a senhoras nem com flores se bate. isso não é cavalheiresco! os burgueses que foram dentro só por serem ricos devem ter cá apanhado um grande cagaço. 
finalmente: (esta parte é fora deste trinitário interrogativo). só à 1 hora e 30 minutos do dia 26 é que o senhor general spínola leu um comunicado televisivo das forças armadas vitoriosas à população ainda acordada. na altura já não havia outras forças armadas. penso ter sido um exagero redundante. o que leu foi feito à pressa pois o general do binóculo só disse banalidades comparadas com o que a oposição verdadeira dizia no centro  republicano josé falcão sobre a liberdade e a guerra colonial. estas questões que aqui levanto parecem-me ser de importância histórica. é que já no tempo do estado novo se organizava a nossa história com coisas do arco da velha. melhor dizendo a nossa história assenta nuns dizeres distorcidos e é sempre "construída" e feita por quem detém o poder. do 25 de abril de 74 até hoje portugal mudou muito? sim mudou para melhor se considerarmos como os detentores do poder tratavam as classes desfavorecidas. vivíamos em ditadura e estávamos sempre com medo de abrir a boca não fôssemos punidos. ai daquele que se manifestasse contra o regime. nem todos iam presos, claro, mas nunca mais arranjavam emprego público e passavam a ser perseguidos. a pide matava. a pide teve cúmplices e bufos. portugal era um país de bufos... viva o povo de lisboa que foi meter o nariz nas baionetas dos soldados para se deliciar com o evento e criar barafunda! vivam alguns militares do 25 de abril! vivam! viva o zeca afonso! viva! o zeca? sim, culpado por ter sonhado e cantado por um país que talvez não venha a existir tão cedo!
varett

Sem comentários:

Enviar um comentário