quinta-feira, 29 de outubro de 2015

fernando negrão: não seremos um governo de gestão! agora é que vai chover em são bento. com elegância, claro!


o ex-diretor da polícia  judiciária, o senhor ex-juiz de direito e ex-presidente da comissão de inquérito parlamentar, é o novo ministro da justiça. deparei-me com uma conversa havida esta manhã na antena 1 entre ele e a sempre atenta jornalista maria flor pedroso. por uma questão de rigor, penso que se trata de um bom elemento político onde quer que preste serviço público. a qualidade do raciocínio que brotou do seu discurso é prenúncio de que vai prestar um bom trabalho. como se diz agora que há ministérios ocupados por figuras políticas que vieram substituir peritos especialistas que os dirigiam, é de querer que o ministério da justiça tenha hoje como seu líder um político de craveira ou a aumentar a craveira. fernando negrão tem a seu favor o fato de ter - há anos - ocupado lugares que não tinham uma base política mas sim profissional. portanto é um profissional a prestar serviço na política. na entrevista disse que não haveria hipóteses de o governo de passos, indigitado por cavaco da silva, se transformar num executivo de gestão. o dito está dito! só que se for assim, estamos perante uma brincadeira de crianças amuadas que colocam os seus interesses acima dos interesses nacionais. se for de fato assim como diz negrão estaremos face a um golpe de direita a pedir músculo para colocar portugal no "bom caminho". é perigoso! fernando negrão não explicou bem como é que o país funcionaria perante o que "ordena" a constituição. como político, o agora indigitado ministro da justiça interpretou o discurso de cavaco da silva de uma maneira politicamente nova. é de crer que venha a ser a próxima vedeta do arco governamental. o psd e coligado bem precisa de um campeão que apanhe e bata de uma forma elegante. e elegância não lhe falta! the show must go on!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

paulo rehouve entrevista varett sobre casos como o de sócrates, maioria parlamentar, catarina martins, etc.

paulo rehouve:
como especialista em criminologista como vê o caso sócrates?
varett:
para já, não sou especialista. sou apenas diplomado com tendência para dar uns toques. o caso sócrates é único em portugal como investigação  dado que o ministério público mais parecia um genealogista do crime. num aparte, devo dizer que qualquer português se pode arrogar ser parente afastado de dom afonso henriques através de uma complicada árvore genealógica. logo, alguém do foro da extrema esquerda do género matador de czar pode fuzilá-lo por cumplicidade à política de sua majestade. assim, nesta ordem de ideias o que se passou é que sócrates é hoje acusado por suspeição labiríntica  e não de fatos. o que é de estranhar. por uma ordem lógica de investigação criminal e acusatória quem devia estar a contas com a justiça é quem recebe dinheiro técnico. isto é, o amigo engenheiro santos é quem tem de justificar de onde lhe vem o dinheiro que lhe caía nas suas muitas contas. o fato deste amigo emprestar dinheiro ao ex-primeiro ministro, eng. josé sócrates, em malas, em cheques, em envelopes, etc. em parte nenhuma do mundo pode ser considerado crime. quem recebe não pode ser acusado de qualquer crime a não ser que o dador confesse que arranjou o dinheiro de forma fraudulenta, roubo  e etc. e  mesmo neste caso aquele (o que recebe) será obrigado a devolver o dinheiro. e terá de confirmar que se trata de um empréstimo de boa vontade. e se quem empresta confirma? onde está o crime?
paulo:
se o dinheiro é proveniente de jogo sujo, lavagem de dinheiro, fuga aos impostos, etc. trata-se de um crime e quem usufrui desse bem também estará na mira das autoridades, não acha?
varett:
em portugal, a justiça não funciona assim em termos globais. sabe-se, por exemplo, que há muita gente que dá dinheiro a políticos e a partidos para custear despesas de campanha. vou dar-lhe alguns exemplos do passado. o general eanes, pessoa impoluta, aquando da sua segunda campanha para belém, recebeu um cheque de um empresário seu apoiante, o psd recebeu dinheiro vivo de apoiantes (houve até um caso referido pela press nacional de um militante que fora apanhado pelas autoridades com uma mala cheia de dinheiro para o psd), o cds foi investigado porque até um senhor - que ninguém sabe quem é  nem a própria polícia - de nome jacinto leite cápelo rego enfiou um milhares de euros na sua conta, etc. estaria aqui até a manhã do primeiro de janeiro de 2017, repito 2017, a descrever quantos foram as "almas caridosas" que entregaram dinheiro (emprestado ou não para mais tarde meterem a mão em concursos milionários, etc...). se a justiça procedesse sempre da mesma maneira teria de chamar a capítulo todos os suspeitos que entregam milhões aos políticos e partidos. quem recebe é criminoso? acho que não, se receber confirmada e inocentemente o empréstimo ou dádiva. estes partidos atuam assim: a cavalo dado não se olha o dente.
paulo:
quer dizer que a justiça não devia ter incomodado josé sócrates?
varett:
claro! vocè quer meter na cadeia metade do portugal que pede dinheiro emprestado (partidos, políticos, autarcas, acompanhantes, etc.) e que depois o desbarata em  luxos sumptuosos, deboche, vaidades, etc? sócrates diz: o dinheiro é emprestado. o amigo diz: emprestei dinheiro a josé para gastar à tripa-forra.  se há algo ilegal, este vai recair é no amigo. 
paulo:
você fala assim por que está do lado de josé sócrates?
varett:
nem pó! acho-o  um novo rico a estudar filosofia em sebentas encadernadas pela louis vuitton. assim como nada tenho a ver com ricardo salgado e os papeis comerciais de que é acusado por os ter impingido  a alguns infelizes. quem vendeu esses papéis é quem deve estar a contas com as autoridades. um vendedor direto que minta e não esclareça o seu cliente de que está a apostar as suas poupanças em capital de risco é quem deve responder pelo crime de burla e de má fé. mas de esse assunto não falarei. detesto bancos e banqueiros.
paulo:
o que me diz da maioria de esquerda no parlamento face a um governo minoritário?
varett:
o psd e o cds , em 2012, deram início à dessocialização do estado. tinham como  objetivo   entregar todos os meios de produção que pertenciam à nação portuguesa aos privados estrangeiros. isso seria admissível economicamente se fôssemos, por exemplo, um país desenvolvido industrialmente. não sendo nós competitivos em nenhum dos setores primário e secundário acabaram por destruir  a nossa maneira de estar no mundo. a coligação de direita confundiu portugal com os estados unidos. isto é, todo o capital estrangeiro os invadiram. há mais dinheiro dos árabes investidos neles do que qualquer outro povo. têm mais dinheiro enterrado nos usa do que a própria china. investir assim é good. a maioria de esquerda apesar de ser uma orquestra com três maestros vai certamente travar essa sangria e obrigar a que repensemos o modelo económico que mais nos convenha de futuro tendo em conta os nossos compromissos com a dívida pública. não temos solução imediata mas temos um povo que espera pelo amanhã. é aqui que entram os políticos de boa vontade. a riqueza tem de ser distribuída  com mais equidade. quem suporta saber que há dois milhões de pobres entre nós? quem pode dormir com uma situação destas?
paulo:
que papel  acha que terá catarina martins no futuro?
varett:
no futuro não sei. agora que já começou a cometer erros, lá isso cometeu. 
paulo:
que tipo de erro?
varett:
deixar que a assembleia da república seja entregue a ferro rodrigues. deixou transparecer que tem pouco poder para negociar dentro do trio de esquerda, mas muita palheta, diga-se. tanto é assim que cabe a ela a tal fátua consciência de esquerda, a colagem à amnistia internacional, aquiescência a manifestações à la 28 de maio. ela é, agora,  a "responsável" pelo discurso oficial deste "novo regime" que neste caso lhe volta as costas suavemente para não se comprometer. quer dizer que ela é hoje uma espécie moral de ministra dos negócios estrangeiros da maioria de esquerda. nem ps, nem pcp se atreveram a criticar o regime de luanda no caso da greve de fome de um português com dupla nacionalidade. isto tudo para não irritar os mandantes de um país que alberga à volta de 300 mil portugueses e nos dá muito a ganhar. costa e jerónimo sabem que portugal exporta emigrantes e o putativo regresso dos segundos retornados nesta fase periclitante da sua existência seria o fim da esquerda tranquila. o psd tem o velhinho rui machete nos negócios estrangeiros que sabe que diplomaticamente numa política de direita o melhor é esticar o conceito ditadura. como é que se pode receber com dignidade nos salões do palácio da ajuda ou necessidades a simpática e milionária empresária dona isabel dos santos se por detrás se acusa o pai  - presidente de angola - de criminoso? ela que tem vindo a investir milhões neste carente país e que tanto jeito dá à política de passos coelho... não ia gostar da coisa e podia fazer queixa ao pai...
paulo:
será que o presidente da república irá oficializar um governo composto pelo  partido comunista, pelo bloco de esquerda e pelo partido socialista quando o de passos-portas for rejeitado no parlamento?
varett:
com certeza que antes de se pronunciar, o senhor presidente aconselhar-se-á junto aos conselheiros de estado e sobretudo ouvirá a dona maria cavaco da silva que sendo uma boa cristã (como o marido) não há de querer que mande no país de nossa senhora de fátima e da irmã lúcia um governo com tantos comunistas estalinistas, trotskistas, e ex-ledores do livrinho vermelho. credo! e não, não respondo a mais nenhuma questão. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

o professor cavaco da silva lixou a vida a marcelo rebelo de sousa


o professor cavaco da silva - o ainda inquilino de belém - destruiu de uma só penada as hipóteses de marcelo rebelo de sousa ir buscar votos à esquerda mole que habita no seio da burguesia socialista. o presidente da república veio facilitar a provável eleição a um qualquer candidato de esquerda. ontem ao excluir um milhão de portugueses de participar num futuro governo da nação, o professor de economia mais parecia o eclesiástico que tomava conta da contabilidade do senhor dom luís de "os fidalgos da casa mourisca". como esta obra é de ficção será mais conveniente apelar para os dias de hoje. faz-me lembrar o  senador maccarthur que perseguiu os comunistas na américa porque os descobria debaixo da cama. como este já bateu a bota e passa a metafísico, vou procurar alguém mais próximo. ora, ora, já está. o prof. cavaco da silva é muito amigo da família dos facínoras bush. o bush que mandou destruir o iraque e hoje é considerado criminoso de guerra pelo atual líder trabalhista inglês. este bush é o filho do pai que se dá ou se deu com o nosso inquilino de belém. as hostes de direita ficaram avisadas do perigo dos comunistas e associados. paulo portas até disse que o seu presidente da república foi muito corajoso. lá isso foi. o pior será se um dia depois de ter saído da presidência for chamado para prestar declarações a um qualquer carlos alexandre sobre o modo como ganhou dinheiro ao comprar ações num banco que andava a enganar os depositantes. é que de repente o putativo e homónimo magistrado em sendo de esquerda anti-mccarthur, também conhecido por joe, pode aceitá-lo em princípio como testemunha para depois o empurrar porta fora como arguido. já vi tanta coisa nesta vida que nada mais me espantará. não o desejo lá por o homem ser de direita tem direito a uma velhice descansada. trata-se de um campeão de bilheteira eleiçoeira. já papou 5 eleições. é de homem! voltando a marcelo rebelo de sousa. tudo leva a crer que terá 60 por cento do eleitorado contra, não por sua culpa mas dos que estão a dividir o país em dois. e quando temos este cenário lá ganha a esquerda presidencial. estou a lembrar-me do modo como jorge sampaio foi eleito presidente da república contra um candidato de maior categoria, como era o caso de anibal cavaco da silva com um já grande curriculum, pois já tinha sido primeiro-ministro por três vezes. para além de tudo cavaco era o criador do cavaquismo que se impôs pelas muitas autoestradas, hospitais e centro cultural de belém... era na altura um homem de peso. ah, e perdeu para a esquerda! vejam lá. o mesmo vai acontecer como o prof. marcelo que vai ser vítima da divisão do eleitorado devido às consequências do discurso que indigitou passos coelho e excomungou um milhão de políticos-novos (uma espécie de cristãos-novos na política). o professor cavaco não gostará do prof. marcelo?
varett

terça-feira, 20 de outubro de 2015

será que antónio costa venceu moralmente? portas terá dito que sim e autoflagelou-se


paulo portas, o elegante político de direita portuguesa, ao ser entrevistado por josé alberto carvalho (em grande forma), admitiu perante as câmaras da tvi que em havendo um putativo governo constituído por psd, ps e cds, ele que era o atual número dois do governo, não se importaria de aceitar humildemente e em nome do altos interesses da nação um lugar abaixo. isto é, passaria a pertencer  a uma espécie de terceira divisão. desceria de divisão, tal como no futebol. foi a primeira vez que eu assisti a um ato de tamanha humildade num um político que venceu eleições.  entrega-se todo ao vencido. dá para perguntar: se antónio costa teria ganho moralmente as eleições, dado a fraqueza da coligação após  a vitória nas urnas, que outra conclusão a retirar daqui? também não acredito que portas esteja tão apegado ao poder que aceite sujeitar-se à humilhação de ter antónio costa acima de si. acima de si é como quem diz. é que poderia ser costa vice-primeiro-ministro e portas ministro da cultura. - ó portas, passa-me daí aquelas fotocópias das últimas reuniões do conselho de ministro! - estão aqui meu vice! se a hipotética coligação de esquerda se esboroaria logo às primeiras horas do primeiro dia de vida, a coligação psd-ps-cds era um nado morto.
varett

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

bloquear o pressportugal.blogspot é uma tarefa que o visado agradece

as últimas sondagens que dão outra vez a vitória nas urnas à coligação estão desajustadas. hoje, em portugal, não há só uma coligação mas sim duas. são elas que estão em causa dado que o bloco de esquerda se aliou ao partido socialista e abriu as portas ao partido comunista. os tempos são outros e uma coligação ps/be/pcp, para combater as políticas de direita capitalista que a coligação psd-cds encarna, não está fora de uma nova visão política de reconstrução nacional. tal coligação tem razão para existir. as sondagens estão a ser manipuladas e não conduzirão a nada de positivo. é só para confundir e levar a direita outra vez ao poder absoluto. já vimos que para a economia interna só traz malefícios. o povo português precisa experimentar novas formas de governação que sejam mais consentâneas com o seu próprio modo de estar e de ser. tendo em conta um projeto social moderado, por que não? sem podermos fugir da europa há que adaptar ideologias às novas solicitações do mercado e isso não quer dizer combatê-lo ou mesmo destruí-lo. é preciso aprendermos a conviver com os adversários e vice-versa. e isto porque somos todos uma nação. velha de muitos anos e muito sabida. ora, com uma sondagem que coloque por um lado a coligação psd-cds e pelo outro a coligação ps-be-pcp dará pelas contas da última que andaram por aí a realizar uma maioria absoluta a esta última. estamos, certamente, a falar de duas coligações! sem discussão! e os números que foram ontem apresentados tendenciosamente são tão claros e favoráveis à coligação de esquerda.
varett

sábado, 17 de outubro de 2015

catarina a calculadora das percentagens e o fio dental ideológico do partido socialista em recuperação

quando o bloco de esquerda e o partido comunista se aliaram à direita encarnada pelos irmãos ideológicos pedro e paulo para derrubar o governo do agora libertado engenheiro sócrates, deu-se o inesperado. isto é, um governo com maioria relativa a quem o povo teria dado o seu voto de confiança muito calculado foi derrubado no parlamento porque ao apresentar um orçamento inimigo da nação iria levar o país à bancarrota, havendo mesmo quem aventasse mesmo que o país estava à beira da bancarrota uma vez que já não havia dinheiro nem para pagar aos funcionários públicos. diziam as más línguas. o engenheiro apresentara uma espécie de medida redentora, o chamado pec 4 discutido antecipadamente com frau merkel que o aceitara. claro que tanto psd quanto cds tinham na mira o voltar ao poder, enquanto paralelamente  o bloco de esquerda e o pcp esperavam subir o seu score em virtude do desastre económico que o mundo atravessava e que apanhara sócrates distraído. o resultado foi clamoroso para os dois partidos de esquerda e para o partido socialista, um partido sem ideologia de esquerda definida pois ela foi-se descascando tal qual as moças bonitas com a chegada da primavera. e quando chega ao verão é só fio dental por todo o areal lusitano. e ainda bem pois muita gente julga que as nossas queridas são menos que as amarelas do norte. lá estou eu outra vez a sexualizar a aguarela política num total desrespeito pelo essencial. perdão, voltemos pois  ao que interessa. o bloco - deixemos o pcp em paz por enquanto - levou uma banhada mas manteve-se inabalável quanto a formar governo em coligação porque não participaria em nenhum sem respeitar o seu programa de esquerda. uma esquerda à esquerda. o be fez da fraqueza força uma vez que reduzido a metade dos seus deputados uma coisa apenas podia fazer: atacar ferozmente no parlamento o governo passos-portas. quanto ao pcp, nada mais fácil dizer que votava sempre contra qualquer governo quer  fosse ele de direita ou socialista democrático. eram favas contadas pois estão os comunistas à partida afeitos a uma política patriótica e de esquerda. é a voz dos que nunca tiveram voz neste país mas que têm medo dos comunistas como o diabo da cruz dos cruzados. depois de terem entregado o poder a pedro e paulo seguiu-se um período de reflexão quer para o be quer para o pcp. perceberam que atacar e destruir  o ps dava mau resultado. e este caracterizava-se pelo seu próprio não crescimento. lição aprendida e interiorizada e pronto. isto é, para serem gente têm de chupar com o seu arquirrival apoiando-o contra a direita capitalista que levou os ideias de abril até às latrinas da banca. ninguém esperava que o bloco de esquerda fosse recuperar o peso perdido. aconteceu um milagre prefaciador e prolegómeno  que teve origem na atuação de mariana mortágua quando muito preparada interveio na comissão de inquérito e perseguição a uma parte da banca que tinha sido inimiga do psd e que se  aliara ao ps quando este era governado por josé sócrates. ao não terem dado a mão a ricardo salgado os justiceiros lesaram o país fazendo retrair vários projetos que poderiam empurrar portugal  para o interior da europa comunitária. o exemplo do tgv e do novo aeroporto é disso exemplo e que agora dariam muito jeito pois estamos a ser invadidos por milhares de turistas que fugindo de paragens perigosas descobriram o portugal rural e soalheiro. ah, e recheado pelas melhores praias do mundo ocidental. depois e para maior surpresa, catarina martins renasce durante a campanha eleitoral de uma forma equilibrada, independente mas cordata. a dra. catarina das letras e das artes administrou uma nova maneira de falar ao eleitorado. foi técnica, pedagoga, bem falante (com voz bem colocada) e sobretudo demonstrou que o seu programa era de uma lógica quase socialmente indestrutível.  deixou de ser a utopia um projeto de vida esquerdizante para se transformar numa saída regular para o país defendendo valores que outros apregoavam mas com mais sabedoria do que eles armados e feitos   grandes partidos prisioneiros dos seus comprometidos programas. foi de tal maneira aceite como "revolucionária" que levou o partido de costa a enveredar - sem medo -  por uma política de esquerda e quase patriótica como apregoa o pcp. foi  a vitória do seu discurso que se deve o quebrar do medo dos governos mais à  esquerda. calma que agora governar é com catarina. e não deixa de ser interessante o fato de o bloco querer manter-se um aliado com personalidade própria  e sobretudo  independente. é nesta linha de independência que apresentaram  a sua deputada europeia, marisa matias,  como candidata  presidencial. e como os candidatos à presidência já estão muito gastos  saberá bem ouvir o que tem para dizer mais uma estrela bloquista com assento no parlamento europeu. que irá dizer como candidata numa campanha presidencial uma mulher à esquerda da esquerda ? será que vamos ter surpresa? não me admirava nada, não senhor.
varett

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

coincidências diabólicas com sócrates dentro e sócrates fora. a bruxa do calhau fez a leitura


quando o ps fazia contas como havia de administrar a putativa maioria absoluta que antónio costa arregimentara  confirmada por explícitas sondagens com o "golpe seguro", eis que por um acaso dos diabos sócrates é preso no aeroporto de lisboa num espetáculo mediático tipo prisão paulo pedroso no recinto sagrado e/ou profano do parlamento português. sócrates debaixo dos holofotes  é preso qual criminoso portador de substâncias ilícitas que às vezes são transportadas por mulas nos intestinos.  o ps leva uma banhada e começa a inclinar-se à la titânic. o ps a descer e "o" sócrates a fritar em grande estilo em évora. enquanto isso, passos governa  de mão fechada abençoado por uma igreja calada que nem uma vagina virginal ou não usada. melhor dizendo, parecia que estávamos nos anos sessenta com portugal em guerra e governado por um governo inimigo do povo.  isto é, em vez de partirem para a guerra de áfrica os portugueses imigravam para a europa. um governo inimigo do povo tal qual o de salazar, o saudoso ditador. eu tenho saudades do tempo de salazar. e porquê? as mulheres eram mais mulheres! se eu fosse alguém importante já estavam os éticos ao serviço à pocilga a tratar-me da imagem. que os pariu! bem, adiante que se faz tarde. de repente, a direita perde a maioria nas legislativas. obteve maioria relativa e tem o direito de ver o seu líder ser indigitado primeiro-ministro. só que é um primeiro-ministro do tipo penso rápido (o seu orçamento só será aprovado se for a votos no salão da madame blanche). penso que cai - o penso - mal o ferido se lave com um bom duche. entretanto, ressuscita o ps com costa a dominar o cenário apontando para uma planície cheia de mel e frutos que divide com comunistas e bloquistas. ai, ai, vem aí os russos! ou, melhor os materialistas dialéticos. ai! ai! a esquerda em força. oh diabo e logo que o ps dá uma de esquerda dura, feia, quase democrática, sócrates é dispensado de estar instalado numa casa que até tinha piscina no teto e posto na rua da liberdade. ena pá, tanta coincidência! como tenho uma amiga bruxa (a bruxa do calhau) vou ver o que se passa dado que eu sem ser burro tenho muito pouco de inteligente graças a deus, aos meus antigos professores do liceu e à minha doença do sono. está lá, és tu minha querida. e ela: estás com azar. hoje estou com o período. ó meu coiro, o que eu quero de ti é que me faças... estás doido! não é nada disso! quero que me faças um comentário político. ah, isso é mais barato. vou atirar os búzios para a banheira e quando chegares já estará pronto. mal lhe bati à porta ela recebe-me de robe de seda roubado numa casa senhorial logo após o 25 de abril. não tinha roupa interior. ah, mas usava um tampão. explicou-me isso quando me pôs a investigar se havia ou não pingos no chão. eis o que ela me disse acerca da sua adivinhação: "em 1961, um estudante gritou num café: viva a liberdade! foi preso e quando levado a julgamento apanhou 3 anos de cadeia aplicados por um magistrado escrupuloso e seguidor do elevado espírito patrocinado pelo estado novo. como estava nesse mesmo café um advogado inglês que presenciou a prisão do moço, aconteceu que ele resolveu mexer-se e vai daí o seu comportamento futuro deu origem à criação da amnistia internacional." isso foi verdade? questionei. chamou-me estúpido e pôs-me na rua depois de eu lhe ter pago a consulta. "vai para casa refletir!" foram as suas últimas palavras. e como é que eu fiquei? recorri ao dicionário para ver o que queria dizer coincidência. bem, mas o melhor é ler a margarida rebelo pinto. alguém tem o livro que me empreste? agradecido!
varett

os interesses superiores da pátria não passam de arranjos económicos

eu refiro pátria (fui educado assim) em vez de pocilga económica como alguns já estão a tratá-la. após a invasão da alemanha em 1939 a polónia capitulou.  eis um  episódio do dia a dia  observado por martin gilbert, no seu volume I, página 87, que o "expresso" publicou de acordo com a dom quixote: "a 8 de março, em cracóvia, um operário polaco, a quem um membro da gestapo ouviu trautear a música do hino nacional, a polónia ainda não pereceu, foi abatido em plena rua." hoje em dia já não é assim. não somos polacos e podemos cantar o nosso hino pois não fomos invadidos militarmente nem a gestapo revitalizada  anda a dar tiros por aí à toa. claro que também ninguém anda a cantar por aí o hino português a não ser em campos de futebol que é onde nos estamos a distinguir de uma forma que se não me engano apagará das sebentas escolares os feitos marítimos do passado. a verdade é que os descobrimentos e o saque às populações indígenas só nos trouxeram desgraça, despovoamento e descuido na organização interna. a riqueza mal conseguida dá nisso. ao menos o futebol enriquece os ronaldos, mourinhos e outros chutapés que alcançaram o pódio da fama e dinheiro. também nos esmeramos no calçado e outros produtos inerentes aos couros e à cortiça. já me ia esquecendo. este intróito motivador ou de falsa partida é para fazer um ponto da situação. se por um lado estão os partidos a tentar formalizar uma forma de governo que viabilize o resultado das eleições, por outro estamos perante o aparecimento de vários candidatos à futura presidência da república. estes são mais que os profetas hebreus que nasciam como papoilas e que tinham a primazia de falarem com deus. importámos esse comportamento que resultou no aparecimento de um dom sebastião. o nosso primeiro profeta que por acaso falhou redondamente nas tarefas que lhe tinham sido atribuídas. depois houve vários. mas atenção não falavam com deus. deixou-se essa secção para os pastorinhos. mas como tudo enjoa nada mais fácil do que prever o seguinte: o povo português está já saturado do cenário político. é natural, pois ninguém gosta de ir ao teatro ver cinco ou seis vezes a mesma peça. assim sendo, o que está a dar é o que se tem passado com jorge jesus e o pedido de 14 milhões de indemnização que o benfica interpôs no tribunal competente contra o seu antigo e mítico mister. eh pá, isto é que interessa acoplado com as bocas explicativas do motorista do glorioso que a rueff dá vida na antena 1. há um orçamento a votar e há um presidente a escolher. isto é demasiado importante porque vai depender o futuro de portugal. o orçamento tem de estar voltado para dentro do país e para a solução de questões relativas às carências ao povo português. e perante este prisma só se exprimem claramente o bloco de esquerda e o pcp. é isto que eu não percebo e eu nem sequer sou bloquista nem comunista. os valores de uma nação como a nossa estão fora dos objetivos dos partidos do arco da governação. coligação e partido socialista viram-se para a europa para sistematicamente negociarem o estado. cada vez que estes senhores se deslocam a bruxelas a política do país fica mais longe dos interesses do seu povo. portugal liofliza-se! coligação e ps têm medo das represálias da banca comunitária e de quem manda nela quando procuram defender os interesses do povo. vamos passar a vida nisto, que não passa de uma chantagem vergonhosa? antónio costa que perdeu as eleições para a coligação à primeira vista pode centralizar e dirigir  a sua política para o bem estar do povo português dando voz a uma maioria que surgiu do resultado das últimas legislativas. e estas representam o querer do povo. se não estou em erro, santa engrácia me ajude a ler a nossa constituição... se costa ceder à banca comunitária que está voltada para o lucro do capitalismo e enveredar pela obediência a esta desumanizada organização então não passou de um bluff. mais valia ter deixado estar antónio josé seguro sossegado, que, este sim, talvez não tivesse ficado logo atrás do servilismo apátrida da coligação económica. por erro de estratégia e assunção política, estará nas mãos de costa e atuais companheiros focalizar a esquerda somente no bloco de esquerda e no partido comunista português? será que se prepara a absorção do partido socialista pela social-democracia de passos e portas arvorados em campeões do capital?
varett

sábado, 10 de outubro de 2015

antónio costa, marcelo rebelo de sousa e outros temas numa entrevista conduzida por paulo rehouve a manuel melo bento. este sem pseudónimos...


paulo rehouve:
passados estes dias sobre o resultado das legislativas, como analisa  hoje a situação?
mmb:
penso que antónio costa está a recuperar do abalo do dia 4. devem-lhe ter dito que o psd não ganhou ao ps, mas sim um duo de partidos que se escondeu por detrás de uma coligação pré-eleitoral definida apenas pelo alarme que faz do perigo: europa do bce e da senhora merkek, que mais não é do que uma sirene de incêndio social. 
paulo:
o psd não ganhou ao ps?
mmb:
basta fazer-se contas. se o psd concorresse isoladamente a estas eleições verificaríamos o seguinte (claro que isto é uma hipótese post mortem  mas  é o que tenho à mente ou à mão): aos 2.067.722 que a coligação arrecadou teríamos de retirar os votos que caberiam ao cds. quantos? em 2011 este partido obteve 653.987. como foi desgastado pelo exercício do poder propúnhamos um corte de 50%. portanto teríamos para o cds 326.994 votos, nos dias de hoje. se retirarmos estes votos à atual coligação verificaríamos o seguinte número: 1.740.728. quer dizer que à partida  este seria o número de votos que arrecadaria o psd nesta eleição se concorresse isoladamente. vejamos agora o seguinte: o ps arrecadou 1.740.300 votos. logo perderia para o psd por qualquer coisa como 428 votos. isto precisa ser esclarecido. isto é, é necessário fazermos contas acerca da verificada descida de votos recolhidos nas urnas pelo psd e do cds. 
paulo:
e então em que ficamos?
mmb:
que costa e o ps em termos unitários são os vencedores.
paulo:
como se a votação deu a vitória ao psd?
mmb:
à coligação, não confundamos as coisas. imaginemos que o espírito que hoje envolve o ps e o bloco se tinha iniciado antes das eleições e que se tinham organizado numa coligação. não acha que seria esta coligação a vencer?
paulo:
mas isso são contos para crianças. nunca seria possível!
mmb:
não me parece que o bloco queira desaparecer numas próximas eleições. esta é uma oportunidade para crescer. basta-lhe para tanto   dilatar o prazo de estudo que dê origem à fuga e saída do euro. tornar-se-ia mais aceitável a certas camadas.
paulo:
e que fará costa perante este hipotético cenário?
mmb:
nada, a não ser impor o seu programa que foi elaborado por especialistas a uma coligação atada de mãos e pés. é que ganhar assim, mais valia  a coligação ter perdido a maioria relativa. costa pertence a uma nova forma partidária: o intermediário que tem nas mãos o forno onde se coze o pão. só que quem tem a farinha é o passos e o portas enquanto a catarina e o jerónimo são os padeiros. 
paulo:
e o eleitorado onde fica nessa história toda?
mmb:
com os impostos aumentados se não tiver juízo.
paulo:
ser intermediário não basta. até agora só tem empatado e o país precisa andar para a frente.
mmb:
andará para trás socialmente se a coligação prosseguir com as políticas de austeridade que já se verificou foram fortes demais e de resultados desastrosos. cabe a antónio costa fazer tudo que possa conduzir a novas eleições pois estaria queimado para a europa da merkel se abrir as portas ao bloco com apoio de pcp. o ps de hoje é um partido que espera governar quando os erros dos outros se tornarem insuportáveis dentro do programa da união europeia. a europa dos cidadãos é o seu projeto só que por vezes é preciso disciplina. o psd exagerou nas medidas contra o povo. e é aqui que o ps tem de entrar para se posicionar. 
Paulo:
parece-me que está a tomar partido?
mmb:
com certeza que aqui não ia dar o meu apoio a forças económicas que forçam a pobreza do povo e sempre que lhes dá jeito e lucro metem os países  em guerras não se importando que  a juventude morra por matérias como o petróleo como foi o caso do iraque e outras vítimas que foram sujeitas à ganância e desumanidade dos senhores do dinheiro. claro que estou contra e que não posso ser imparcial nem cúmplice de verdadeiros assassinatos de famílias inocentes. e não me faça falar que os assuntos desta entrevista não estão para aí virados.
paulo:
percebi. que acha do anúncio da candidatura de marcelo rebelo de sousa?
mmb:
o professor fez um grande favor a antónio costa na medida em que desmantela uma série de organizações internas do psd de entre as quais pontificava passos coelho. 
paulo:
favor a costa, como?
mmb:
o professor é um homem assumidamente de direita e católico praticante. veio definir um dos campos antagónicos que caracterizam o país. isto é, já fez com que costa o julgasse como o candidato da direita. marcelo já está definido. apesar de se apresentar agora com um discurso a favor dos pobres e ter como objetivo uma sociedade justa. lança-se na corrida para pagar o que deve a portugal. ora onde esteve a sua língua afiada quando  o seu partido - de que foi fundador -  arrastava meio portugal para uma pobreza,  onde o estado social era um alvo a abater?
paulo:
como comentador tinha uma grande audiência e ouvimo-lo muitas vezes criticar o governo.
mmb:
sim, de fato lançou uma ou duas farpas como se estivesse a falar de marte. não esquecer que como comentador andou em arruadas a apoiar passos e portas. é preciso ter lata e descaramento para se ser comentador de si mesmo, do seu partido e a acrescentar a isso elaborar subrepticiamente uma campanha presidencial. lá esperto é ele. 
paulo:
já deixou de comentar!
mmb:
era o que faltava ter 21 horas por mês a fazer campanha pessoal até ao dia das eleições na tvi enquanto os outros papavam uns minutos à pressa nos nossos (?) órgãos de comunicação social. nem podia ser de outra coisa. 
paulo:
o que é certo é que ele desfez todas as outras candidaturas.
mmb:
sim, nestes dias mais próximos. aquilo não passa de uma entrada de leão para sair de sendeiro. a esquerda domina em belém!
paulo:
olhe que não! esquece-se de cavaco silva...
mmb:
pondo de parte a antipatia pessoal que tenho por cavaco da silva, devo confessar que este senhor é o único campeão das urnas nestes últimos 41 anos que já levamos de democracia. está no poder há 21 anos. bateu tudo e  todos. ninguém lhe chega aos calcanhares. é um perito em eleições. é uma autoridade e pode vangloriar-se disso.
paulo:
achou bem não ter ouvido nem o bloco  nem o pcp?
mmb:
claro! só iria perder tempo. é um homem prático.
paulo:
marcelo não procederia deste modo, não acha?
mmb:
era só conversa com humor que não levaria a nada. marcelo adora muito o salão. está em todas. é um homem de salamaleques. 
paulo:
parece que não gosta dele?
mmb:
gosto sim! é um homem simpático a quem dediquei parte dos meus domingos para o ouvir. aprendi com ele que as palavras podem ser como os ursos amestrados. ele para mim é um domador só que eu não me sentia nem urso nem cobaia. estudava as palavras por si proferidas com muita atenção em termos ideológicos. e confesso que as "sentia" vazias. hoje ele tenta conquistar as mentalidades de esquerda com a sua nova tendência. mas soa a falso!
paulo:
que vai fazer o ps com tão grande concorrente?
mmb:
para responder a esta questão vou ter de ouvir as escutas que coloquei no largo do rato e logo respondo.
paulo:
não me vai dizer nada de maria de belém?
mmb:
por ora, nada. tenho de a ver primeiro no terreno. pode ser que tenhamos alguma surpresa. ou talvez não.
paulo:
quer dizer algumas palavras aos seus leitores para terminar mais esta entrevista?
mmb:
não me vou candidatar!


(continua amanhã)



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

as encenações dos meios de comunicação social levam os pobres líderes a fazer papel de figurantes de filipe la feria


o bloco de esquerda obteve quase 5% do eleitorado que vota e não vota. a press catapultou  catarina martins para o pódio dos líderes partidários. "não tinha que fugir" dado que ela estudou melhor do que ninguém o panorama político nacional e internacional. paralelamente apresentou o seu programa com sapiência  acompanhada por uma plástica renovada e cénica voltada para um eleitorado carente de soluções. nos debates colocou-se muito acima dos adversários que estavam atados pelos próprios programas e projetos. aquilo que o bloco pretende para portugal não passa de um sonho na europa comunitária que é toda de direita, embora, diga-se em abono da verdade que o programa do bloco seja mais adequado para qualquer país que tivesse saído de uma ditadura de direita. a europa onde nos meteram às cegas é em termos económicos muito realista. esta nossa europa não se mantém como potência industrial com políticas esquerdistas. tenhamos os pés no chão e não mintamos mais a este pobre e politicamente desinteressado povo. o que pretendeu a comunicação social ao colocar o bloco e suas intérpretes nas bocas do mundo televisivo nacional? pura e simplesmente destruir o partido socialista. ia conseguindo. vejamos o que a press fez de antónio costa. desbotou-lhe o discurso e fomos atrás do novo visual que ela - press - transmitiu. um homem que aparece como campeão quando disputou a liderança a antónio josé seguro foi decaindo qual átomo radioativo. vinha salvar o portugal de esquerda democrática com tanta intensidade inicial que quase éramos submergidos pelo tsunami socialista. ao mesmo tempo a coligação esfregava as mãos  de contente pois sabia que o ps de costa era nem mais nem menos  o desfragmentar do ps. o ps dividia-se. e na realidade esteve dividido até agora. pior, está a dividir-se por dentro com costa em surdina ser contestado pelos novos leões marinhos sedentos de alterações. é aqui que entra de novo catarina e a press. como? antónio costa está a ferros. está preso entre uma direita assumida  e uma esquerda também ela a querer assumir-se. esta esquerda está a tramar costa que quer agradar à europa  e que sem ela nunca será chefe de um governo estável. a press está como o cuco. isto é, a querer empurrar costa fora do ninho, fazendo um jeitinho ao psd. se tiver êxito teremos pois na futura assembleia da república um ps que dividido apoiará, por um lado, a aprovação do orçamento da coligação passos-portas e do um outro ps que votará contra; aliado ao bloco e com cobertura dos clássicos comunistas. diria que a comunicação social portuguesa está ao serviço do capital mais descaradamente do que nunca. está disposta a apoiar a continuidade do governo de direita psd-cds. é mentira? olhem bem como ela encapotadamente elege os seus. quanto ao bloco de catarina? bem, ela aproveitará a boleia para numa próxima eleição (que não está tão longe assim) arrecadar todo o eleitorado a que julga ter direito. eleitorado este que abrindo os olhos não cairá de novo nas malhas do ps, um partido perdedor por sua indefinição de esquerda. é um conjunto de baboseiras o que aqui escrevi. estou na linha dos idiotas que espalhados pela press andam a querer diminuir a vitória da coligação de direita expressa em números querendo demonstrar que a esquerda é maioritária no quadro de uma futura composição parlamentar. o papão de esquerda onde está? no ps é que não devido a ser assumidamente um partido pró-europeu. no bloco de esquerda? sim, um esquerda literária e sábia, onde se acoita a nata intelectual do país; onde as mulheres brilham mais do que os homens quando difundidas pelos mídia. é uma esquerda sem futuro se não alterar o discurso e a práxis que a impedem de ir mais além. a esquerda pcp? sim, existe mas está para a europa como a esfinge sesheps em gizé para os egípcios . bem, costa não se demitiu, mas é como se estivesse morto politicamente. num país de milagres como o nosso tudo é possível. mas  para haver um  seria necessário que costa fosse em peregrinação a fátima terra de fé a pé. ou, no caso de não ter pernas, que se deslocasse à catedral da luz que é quase a mesma coisa, ressalvando a questão dos milagres que ultimamente tem tido lugar onde jorge jesus viu anulados os seus.
mmb

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

homens de estado, ou melhor estadistas, onde estão depois dos que estiveram quase a sê-lo?







não vou estar aqui a falar da "origem do estado e da família" para revirar o estado português e procurar na caixa dos apuros algum estadista. vou, sim, com a minha cultura de leitor de jornais baratos, descobrir alguns homens e mulheres que me pareceram estadistas ao longo da história viva deste país de que faço parte e do qual tenho o prazer em viver, já não podendo dizer o mesmo dos seus habitantes. porém, olhando o mundo também não vejo muito melhor. ressalvando os casos de previsão e civismo é tudo farinha do mesmo saco. alguns historiadores nacionais entendem considerar dom joão II um homem de estado. só se for inconscientemente! talvez um dom josé I através do seu carrasco de serviço tenha aparências de homem de estado. rei pobre a querer património encontrou um homem português estrangeirado que dando uma no cravo outra no dedo deu início a uma economia "científica" de estado. sua filha, dona maria I uma mulher de transição teve a sorte pelo seu lado. vamos já entrar neste aspeto para não se perder tempo. a sorte de ter de fugir à democratização de portugal fugindo para o brasil por via da selvajaria com  que as tropas napoleónicas imponham uma nova visão para o "mundo das pessoas vulgares". outro aspeto não menos importante. talvez o mais importante, foi o fato de ter tido como nora dona carlota joaquina. está no seu comportamento político - que influenciou o filho dom miguel - a base de uma ideia forte de estado. a família real no brasil teve tanta força como aquela que levou o prior do crato a fazer da terceira um  portugal livre do domínio (por acaso legal) do rei espanhol. é que para que portugal se "transformasse" na espanha filipina era preciso esmagar o piolho terceirense. é uma questão de ordem política esta inclusão. para napoleonizar a europa era necessário fazer o mesmo a portugal. é o fazes. portugal fugiu para o brasil como os portugueses de portugal fugiram para a terceira...  está mal explicado, mas é o melhor que sei fazer. voltemos a dona carlota, figura muito mal tratada pelos imbecis dos historiadores de pataca e meia. dona carlota (uma grande de espanha, filha da grande espanha que dominara o mundo e meio. isso mexe com a cabeça e torna-a mais apta para uma nova compreensão), dizia, dona carlota tinha um projeto para portugal que passava por travar uma luta contra tudo que fosse liberal. as tais tropas liberais chefiadas por dom pedro (seu outro filho) e que se proponham transformar portugal numa merda. as tropas de dom pedro eram formadas por tudo que era do piorio. gente sem eira nem beira, salteadores, mercenários, debochados como dom pedro (a sua parte de mulherendo eu desculpo. o homem não era feito de pau. e putas, isso era o que  não faltava. e de todas as classes e etnias, acrescento. oh que bom!), comerciantes desonestos, piratas e corsários. ah, e açorianos esfomeados, os mais perigosos de todos os portugueses depois de armados, claro! quer dizer, aquilo ao que vinha essa cáfila de oportunistas era nem mais nem menos  destruir  a organização de como estávamos estabelecidos politicamente e associados à igreja. igreja e senhores tiveram a capacidade de se postarem como um todo preparado para gerir portugal e os portugueses. não está em causa se é bom ou mau. o que está em causa é a defesa de um estatuto que permitia ao país ser considerado independente. só se pode ser estado se se for independente. era esse o objetivo de dona carlota joaquina. dom miguel era a possibilidade de realização da sua visão. com certeza que o liberalismo traz consigo o progresso contrariamente ao estado confessional que dom miguel imponha. dom miguel representa a unidade (forçada, claro) de portugal, ao passo que dom pedro trazia o desmantelar de tudo que estava assente no feudalismo e outras formas de desumanização social. a vitória dos liberais arrastou o país para as garras do capitalismo inglês. daí a sermos mais um protetorado dos bifes são dois milímetros de esperma. até ao estado novo não se viu um único estadista com visão global para portugal. sim, houve quem se posicionasse numa atitude que poderia, uma vez impregnada, ter levado o país para o desafogo logo independente. os homens da primeira república. por exemplo. contudo não tiveram estaleca. salazar e a sua associada a igreja sempre tiveram uma ideia para portugal. salazar torna-se estadista quando começa a desenhar um plano económico para o país global. sim, já sabemos que foi à custa do empobrecimento do povo. mas isso é outro tema do qual havemos de tratar mais tarde quando formos para a análise da exploração do homem pelo homem... o estado que salazar proponha estava desajustado do mundo moderno. era um estado colonialista. desmoronou-se e bem. mas era um estado que assentava na auto-sustentação. coisa rara. coisa que só existia nas cabeça de algumas carcaças já muito esbatidas pelo pó do tempo. ficámos por aqui? não! do estado novo até cá só um homem encarnou melhor a ideia de estado. refiro-me ao dr mário soares. foi uma espécie de dom pedro mas muito mais culto. mas muito mais mesmo. dom pedro era uma besta. só que a comparação pode fazer-se na medida em que soares traz consigo o liberalismo democrático-burguês tão ao gosto dos estados modernos. soares é, também, um misto de um estrangeirado tipo marquês de pombal mais para o  civilizado e um experimentador à la salazar. esclareço: salazar tinha a ideia de estado (o seu, mas uma ideia para portugal). soares apresenta e representa - porque é o único que consegue ver mais à frente - um estado europeu. errou quando pensou que portugal se manteria um estado independente. foi ultrapassado pelos números. estava distraído como costuma dizer o carlos do carmo, fadista do tejo. salazar também errou ao calcular a manutenção de portugal colonial (a denominação de províncias ultramarinas é de gritos). não deixou de ser, por isso, um estadista. dizem que sá carneiro era um estadista. até lhe construíram uma estátua no areeiro do tamanho do cristo rei. não foi estadista. não só não trazia nada de novo como participou na divisão do país. soares une. soares é o intérprete e o porta bandeira de um portugal que se quer democrático e livre; um estado-novo-democrático. quando desaparecer da cena política vamos correr sérios riscos. ele permanece como símbolo de liberdade. ninguém mais traz consigo esse peso histórico aos ombros. resumindo que quero ir para a cama: uma forma de estado com dom josé-marquês de pombal; dona carlota-dom miguel; salazar-igreja católica; mário soares-estado-burguês, é o que me parece neste dia em que ainda consigo acordar e tenho em belém cavaco da silva a ocupar um lugar que devia pertencer a um estadista. neste momento olho o espelho e digo assim: cada vez gosto mais de mim. estão irritados (principalmente o  filósofo aristotélico afonso gonçalves que me acusa de narcisista)? ainda bem, é esse o meu objetivo, o de os pôr em "estado" de perturbação. 

varett (septuagenário excedentário)

domingo, 4 de outubro de 2015

onde estão os lesados do bes, os professores despedidos...

... onde estão os enfermeiros despatriados, as famílias que de um dia para o outro se tornaram pobrezinhos, o povo defraudado por ter perdido os centros de saúde e ter sido obrigado a pagar taxas moderadoras, onde estão os desempregados dos estaleiros de viana, do estado e da privada nacional aliada a estrangeiros, onde estão os inquilinos que foram expulsos  de casa por causa da nova lei do arrendamento urbano, onde estão todos aqueles que perderam as suas casas por incumprimento das mensalidades, onde estão todos os penhorados por dívidas por terem perdido os empregos, onde estão os empresários que fecharam as suas empresas devido a falência, onde estão os pais daqueles alunos  que deixaram de receber bolsa de estudo e deixaram de poder estudar, onde estão os reformados e pensionistas que levaram cortes sistemáticos e que para além disso  perderam dois anos de subsídio de férias e de natal, onde estão os magistrados e funcionários judiciais que foram obrigados  pela ministra a tratamento deselegante, onde estão os guardas da psp que há anos são tratados abaixo de cão três furos, onde estão os militares da gnr que ainda ontem se manifestavam frente à residência do primeiro-ministro, onde estão os motoristas de táxi que têm gemido com a concorrência estranha e que foge aos impostos, onde está o tal um quinto de trabalhadores no ativo que recebem o miserável ordenado mínimo e que os coloca num grau de pobreza tipo escravo moderno, onde os empregados dos transportes públicos que todas as semanas fazem greve por não verem os seus contratos respeitados pela entidade patronal que é o estado feito prisioneiro da coligação, onde estão as vítimas da tap, onde estão as vítimas dos recibos verdes, onde estão os agora ex-utentes dos transportes do interior que ficaram isolados de todo o tipo de apoio de que beneficiavam, onde estão as freguesias que perderam os postos dos ctt, onde estão os pescadores que se viram proibidos de pescar a nossa famosa sardinha em obediência a normas de cotas, onde estão as donas de casa que a compram de nacionalidade espanhola e ainda por cima mais cara, onde estão os produtores de leite que se queixaram há dois dias por não conseguirem aguentar com esta política agrícola que só os prejudica, onde estão as dezenas de milhar de doentes em fila de espera sem esperança de serem atendidos em vida, onde estão os utentes das filas de espera para levantarem um simples documento no imtt, onde estão as mulheres que foram impedidas de dispor do seu corpo ficando sujeitas a serem observadas e tratadas por quem as consideram criminosas, onde estão as centenas de milhar de vítimas da exploração das portagens da via do infante e outras que são obrigadas a desvios enormes para as degradadas estradas nacionais, onde estão os comerciantes de restauração que se viram a palpos de aranha para pagar os 23 por cento de iva, onde estão os milhares de empregados de mesa que foram despedidos por causa desta medida anti-turismo, onde estão as centenas de milhares de famílias que viram emigrar os seus 400.000 familiares por a política do país não conseguir governar a favor do povo mas sim contra ele? onde esteve essa gente toda na hora de votar para mudar o rumo de uma política que nos retira o futuro e nos remete para as margens do mundo civilizado? esteve a despir a camisa para que o chicote lhe  fosse à pele sem intermediário.
em verso para melhor compreensão:

 é com certeza uma casa portuguesa,
 pão e vinho sobre a mesa.
 marido à porta,
 mulher acompanhante,
 a vida não está para graças...
estribilho
marido à porta
mulher acompanhante.

para finalizar: ó memorável e honorável luiz pacheco, para onde mandavas este tipo de gente?
responde o prof.  joão pedro george seu intérprete mediúnico através da sua tese de doutoramento: "puta que os pariu"!







sábado, 3 de outubro de 2015

uma verdadeira obra prima: 24 horas reféns de um período de reflexão

a quem pode prestar atenção a tanta contradição: a  liberdade de expressão e pensamento consagrados na constituição estão proibidos no período que antecede qualquer ato eleitoral em portugal.  quem mais ordena, um fascista ou social-fascista que tal enormidade fez aprovar perante a cáfila de anódinos constitucionalistas que se puseram de cócoras perante  quem num dado momento tinha o poder nas mãos? nas aldeias e vilas esconsas há gente que não percebendo o que quer dizer reflexão entendeu que era proibido falar de política como no tempo da ditadura salazar-cerejeira. ah, foi? tanto é assim que já se viram mulheres com panos a tapar-lhes a boca com medo de represálias.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

a política em portugal é adorável. carlos do carmo compete com ricardo araújo pereira e bate-o aos pontos


é já a segunda vez que carlos do carmo me faz rir até às lágrimas. a primeira vez, já tem uns bons meses. explico rapidamente: o dr mário soares convidou-o para uma sessão cultural e colocou-o na mesa de honra. de repente, o cantor também quer discursar. passam-lhe o micro e vejam só o que sai daquela cabeça: começa por "elogiar" mário soares dizendo que nos conselhos de ministros quando se tratava de questões financeiras o grande político pegava no sono. números não era nada com ele. nem o badaró com o seu expilica faria rir tanto a assistência. ninguém aguentou o riso. pudera. a malta do ps ainda não percebeu que aquele homem é um submarino que se afunda em tolices políticas. a dr maria de belém roseira tem muita classe. parecia que estava a olhar para um sem-abrigo quando ele a acusa de traição a costa. . só pode! depois deu-se ao luxo de falar do eng. sócrates e mais uma tantas baboseiras que eu não entendi a não ser quando explicadas pelo ricardo no seu último "espreme político de direita".  daqui faço uma proposta que é a seguinte: convidar carlos do carmo para um jantar de despedida do presidente cavaco que como todos sabemos está de molho a preparar comportamentos a ter depois das eleições. cavaco parece que adivinha o reultado, por isso nem vai aos festejos que tiveram início com as bocas foleiras do senhor relvas há anos. josé relvas e não outro relvas qualquer. portugal é um país adorável. e os portugueses? bem, isso vai verificar-se quando os espoliados desta coligação votarem nela a favor da sua permanência por mais 4 anos de chibata nas mãos. aconselho os políticos a prescindirem do carlos do carmo e convidem aquela que canta assim: "afinal havia outra". ao menos seria muito mais picante saber-se quem era a outra.
mmb

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

e antónio costa fez-se entender?


cometi muitos erros ao analisar esta campanha para as legislativas. um deles foi não ter percebido o discurso de antónio costa como líder socialista. para quê comparar costa a antónio josé seguro, a guterres, a sócrates ou mesmo a mário soares, se ele tem da política uma visão e um  estar muito diferente? por costa não alinhar com um discurso mirabulante a decair para uma retórica mais oca do que festivaleira? antónio josé seguro apresentava um discurso muito certinho. mais parecia um funcionário impecável e  muito cumpridor que se depara com um mundo que despede gente como ele devido a falta de resultados da sua empresa. por não ter entrado em loucuras num momento em que a direita se recauchutou com passos e seus companheiros na alteração do modelo social-democrata? sim, ele teve medo de assumir uma política de esquerda e patriótica para não sofrer apertos da senhora merkel e seu brinquedo que dá pelo nome de bce. por isso o partido socialista não sofreu grandes abalos. manteve-se à tona o que permitiu discutir o poder representativo (?) taco-a-taco  com a direita. os socialistas queriam mais. mais luta e definição, pois estavam a ver passos e cds a crescerem e a cavalgarem numa onda do tipo "cavaco 10 anos" que tomou o nome para a história  de cavaquistão. faltava alma ao ps e é aqui que os socialistas começam à procura de um campeão tipo lutador. género animal político... à sócrates, melhor dizendo, para substituir o anémico e pálido seguro. e todos os olhares convergiram para costa em termos formais e não de conteúdo. costa é homem de realização e todo o seu discurso é escudado por esses antolhos. costa não faz flores na narração como por exemplo o quase intelectual jorge sampaio que sempre que se lhe apresenta uma oportunidade começa a  fazer versos.  " há mais vida para além do défice!" estão lembrados? mário soares aliava o modo como expressava o seu pensamento com uma descontração corporal imbatível. soares é um verdadeiro intelectual no sentido político do termo. antónio costa é diferente e foi isso que eu não percebi. o modelo dele é a força com que vai ao combate no terreno. procura sempre trazer à baila o seu contributo na câmara de lisboa. é justo que o faça dado que portugal é ainda lisboa sendo o resto paisagem. sim, é tempo de deixarmos de discursos e arregaçar as mangas. a seguir irei escrever sobre a prestação de passos coelho que se passeou pelo país como seu legítimo credor.
mmb