terça-feira, 29 de setembro de 2015

estará a alemanha ferida de morte e a coligação psd-cds a espernear?


sem forças armadas que se vejam,  praticamente tornadas verbo de encher  e ainda ocupada militarmente pelas forças aliadas que a invadiram e destruíram,  a alemanha vai sofrer  - por causa das últimas acusações de fraude dirigidas à sua industria autmóvel - a maior das suas humilhações e derrotas. as multas a que vai estar sujeita vão aproximá-la da grécia. a grécia a quem exigiu que ficasse de pernas para o ar por via de dívidas contraídas pelo seu povo... não estou interessado em explorar as consequências internas do que lhe irá acontecer. estou, sim, mais preocupado pelo que vai acontecer a portugal.  estou a prever o regresso de muitos emigrantes nacionais por causa do desemprego que irá começar a despontar na terra da senhora merkel e também do seu ministro muito exigente que comanda a pasta das finanças. o banco central europeu sempre tão aperta-tomates vai ter de libertar os dos alemães para que não haja alguma implosão que arraste toda a europa das uniões para o caos. isto será um fato a ter em conta. depois temos como segunda consequência a queda da coligação passos-portas. com tantas contas certas e domesticadas deverão esconder alguma das deles. já a ministra das finanças começou a ser molestada por via de uns truques que aplicara quando era secretária de estado  e que tinham por finalidade embonecrar o orçamento de 2012. coisa horrível. claro que não é por aí que os coligados irão soçobrar. não, irão, isso sim, desfazer-se com a onda tsunami alemã que vai bater à nossa porta. se calhar ainda teremos de emprestar algum do nosso para que a alemanha se safe das malfeitorias que os estados unidos lhe estão a preparar. seria bom ler a este respeito a atuação dos americanos nas primeira e segundas guerras mundiais. e mais recentemente investigar o modo como eles tratam os seus inimigos económicos. por exemplo, num certo país árabe, o herdeiro do trono estava a preparar um negócio que metia venda de petróleo aos chineses. ora isso não se faz aos americanos. e vai daí o príncipe estava a passear com a família de carro guardado com muitos guardas quando uma bombinha americana dirigida por satélite lhe caiu em cima e lhe rebentou a entranhas. a família também não escapou. claro que o príncipe foi ter com as 70 virgens que por acaso não estavam nada à espera dele. esta história acerca deste príncipe árabe foi-me contada por americanos através dos seus canais de entretenimento. esta parte não a inventei.
mmb

domingo, 27 de setembro de 2015

a coligação e seus tentáculos teóricos estão em pânico, daí tivessem estabelecido vencer o partido socialista com sondagens recicladas de segundo a segundo.


os jornais e televisões, que entraram na campanha posicionando-se ao lado da coligação, resolveram jogar tudo por tudo. criaram um certo tipo de sondagem insidiosa e apelativa para desviar o sentido do voto ou desmotivar quem ainda pense nas hipóteses de êxito socialista. as sondagens estão viciadas por métodos que servem os desejos  dos clientes que as solicitam. depois, temos os ajuntamentos de apoiantes que parecem surgir espontaneamente. até aqui as reportagens desfavoráveis ao ps surtem efeito a la estado novo. eu explico: certo dia os apoiantes do salazar acharam que estava na altura de se organizar uma manifestação em sua hora. e vai daí aquilo é que foi encaixotar poveco em camionetas e conduzi-los para o terreiro do paço. o costume! um repórter de rua questiona uma senhora do campo assim: que veio cá fazer a lisboa? resposta da velhota: vim ver um homem muito grande de nome baltazar. não estou a inventar. às vezes faço-o. agora não! à chegada de um transporte coletivo que vinha apoiar a campanha de antónio costa estava um jornalista televisivo a aguardá-lo. dirige-se a um casal de velhos. os senhores sabem ao que vêm, questiona-os. o senhor pensionista foi lesto a responder. eu não sei. o senhor que me diga. da campanha da coligação ficámos a saber que se trata de uma onda imparável muito apoiada pelas tais sondagens. os social-democratas e seus simpatizantes estão ao rubro. até já houve porrada à la cassius clay. um verdadeiro êxito.  quem vai na realidade ganhar estas eleições no próximo dia 4 de outubro? no bas fond  fazem-se as contas da vitória de antónio costa para mal ou para bem dos nossos pecados. é o que consta por aí.
mmb

sábado, 26 de setembro de 2015

varett entrevistado por laulo rehouve comenta a campanha eleitoral

paulo rehouve:
qual é a sua canção preferida?
varett:
você está a fazer de maria flor pedroso? deixe-se disso e vamos diretos ao assunto que nos traz aqui.
paulo:
bem, estou a ver que hoje não acordou bem disposto.
varett:
ainda nem me deitei e ainda tenho uns fumos do álcool da noite. então, quer que me vá deitar, ou quê?
paulo:
ok, comece pela prestação de antónio costa. que tem a dizer?
varett:
das cinco carraças partidárias que chupam o estado e que vieram substituir a antiga união nacional, depois travestida em ação nacional popular, aquela que me parece ter só uma cabeça de fora é a que dá pelo nome de partido socialista. ao contrário da carraça coligação passos-portas que se tem portado como símbolo de unidade política, o ps apresenta o seu candidato sozinho a dar a cara. muito bem se tem portado com tanta solicitação à sua volta. uma ou outra falha na coerência, mas é o único que tem de dizer coisas. e muitas. ao contrário de passos e portas que se passeiam a demonstrar nesta campanha os seus feitos do passado quadriénio-troikistas e que nada significam na carga social a não ser assustar o poveco com a possível vinda dos maus. o que cai bem entre o poveco habituado a ser subjugado. um povo de patetas que é obrigado a entrar em filas para alcançar um bilhete para depois ser proposto a uma consulta médica que se arrasta post mortem. fora outras filas que nos envergonham.
paulo:
não acha positiva a prestação de antónio costa?
varett:
claro que acho mas para efeitos de campanha política e para angariar votos é muito pouco. todos os outros partidos vêm para a rua em forma de bouquet de fleurs. veja-se o partido das mulheres com catarina martins, mariana mortágua e marisa matias da europa, todas elas cheias de charme e de graça sempre a dizer as mesmas coisas mas com muita piada. o bloco é assim mesmo, um verdadeiro bouquet. 
paulo:
e quanto ao pcp?
varett:
oh homem, não me interrompa!
(muitos risos)
varett continuando: já lá vou. no que diz respeito à coligação onde está passos está portas. vêm sempre acompanhados dos seus mais mediáticos colaboradores. e isso dá uma ideia de força. são muito bíblicos. lembram-me aquela dos palitos do velho que estava a morrer?
paulo:
eu li a bíblia. não conheço essa parte.
varett:
não era  de palitos que falavam as catequistas sobre o sagrado , mas sim  de vimes entrelaçados. o que  torna indestrutíveis os coligados aos olhos do poveco sedento de espetáculo continuado, o que vem sendo alimentado por quase todas as "forças autárquicas" deste país. arrastam multidões afetas à festa. é vê-los quais companheiros da alegria - do saudoso igrejas caeiro - a cantar. muito me ri qundo o senhor passos cantava em voz alta e forte: "amigos para sempre" sob o olhar cúmplice  do douto melómano portas dito o vice. para terminar, vou fazer uma breve referência ao simpático secretário geral do pcp. também ele se passeia em forma de bouquet de fleurs por esse país fora. a seu lado foi bonito ver as flores comunistas a darem a cara numa de querer dizer: os comunistas também são novos e bonitos. acompanhava a já entradota mas sempre bonita e vivaça heloísa apolónio. gosto muito de a ouvir no parlamento. cada palavra que profere vem sempre cheia de feroz empatia. jerónimo já cansado, pudera, mais parece um leão que acaba de prestar mais um serviço à sua prole. esta é sempre quase a mesma, porém renovada com rostos alegres, combatentes e prestáveis.
paulo:
é só?
varett:
deixe-me dizer algo em relação às falhas do ps. 
paulo:
com certeza.
varett.
neste momento o ps é só costa. está mal! onde estão os pesos pesados para o acompanhar em forma de bouquet tal como os outros? onde paira o beato guterres que quando em campanha dele também se rodeava de bouquet de fleurs. foi visitar por duas vezes sócrates à prisão. no entanto, para gritar pêésss, pêésss para dar uma forcinha, está quieto. não se vê o poeta alegre. não se vê o fadista almeida santos. e a pianista gabriela, outra figura que caiu no goto do poveco? e o herdeiro joão soares? bastavam estas figuras de destaque  acompanharem antónio costa e a coisa ficava equilibrada e composta mediaticamente. dá ideia que são os próprios socialistas a querer despachar costa. costa apresentou um programa sério e pensado para  governar portugal. isto interessa? a um povo um tudo nada mais desenvolvido interessava certamente. mas a gente quer é festa. discutir programa de governo isso é coisa para são bento. ora enche esta caneca que é para molhar a sardinhada espanhola  da nossa costa que está quase a ser servida. e gritaram as carraças todas em coro: amigos para sempre!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

os líderes partidários baralharam as cartas ao contrário e neste momento comentador político vale duas ações do bes que equivalem a uma do banco novo


antónio costa anda de feira em feira a exumar os submarinos. passos anda ao colo de manifestantes que devem ser parentes muito afastados dos lesados do bes numa de festa rija como que a festejar uma putativa vitória. tanto um como o outro estão como que empatados, dizem as sondagens. catarina martins depois de ter feito a melhor prestação televisiva de sempre em debates políticos anda em arruadas deslavadas. é sempre a mesma lição moralista. jerónimo de sousa, o sempre simpático secretário geral dos comunas e talvez o mais amado, já tem o seu eleitorado conquistado. já aparece com aquele ar cansado de quem quer abrir os olhos aos trabalhadores sem conseguir pois é   insignificante o número de neurónios com que raciocinam. isso deve-se a que fenómeno? leiam o gramsci que eu já dei para esse peditório. no partidos dos desfavorecidos da comunicação social surgem alguns fenómenos a ter em conta. a dona amaral dias, mulher de alto saber psicológico, despiu-se publicitariamente e publicamente na proximidade de eleições sabendo que isso iria mexer com as missionárias/os do pragmatismo moralista nacional e com as velhas que não só não copulam - porque desgastadas por inoperância vaginal - como morrem de inveja por já não poderem engravidar. opõem-se em tudo que é lugar e que tenha cadeira e mesa, isto é, em cafés ou pastelarias onde arrastam as tardes na companhia dos desativados maridos ou substitutos dos seus  que já partiram. hoje, amaral dias, numa mesa redonda ou quadrada - não se via -  chefiada pela jornalista flor pedroso da antena um, resolveu aproveitar mais aquele espaço - onde só a sua voz se "via" - para desancar a nossa melhor entrevistadora. flor pedroso aguentou e não foi no balão, daí que amaral ficou-se pela falta de finura. flor é mesmo flor! do pdr - partido democrático republicano - saiu a voz tonitroante de marinho et pinto (falava e gritava de coimbra). zangado lá se atirou ao chefe do livre. moço delicado e intelectual. é historiador doutorado. senhor rui para baixo senhor rui para cima. e este? senhor marinho para baixo e senhor marinho para o balcão. também apareceu um senhor de idade cheio de mesuras do nós cidadãos. via-se bem que era frequentador permanente dos ofícios religiosos. o partido dos animais e plantas, que tem a minha simpatia, também se pronunciou e bem sobre o que pretende para portugal. só que - a meu ver - ele estava a falar para um portugal daqui a uns duzentos anos. vamos agora aos comentadores. estão perdidos na selva e sem bússola. quer dizer que andam às voltas e acabam por voltar ao lugar de partida. nota positiva só para o marques lopes. é que para além de ser bem composto de massa cinzenta é um mestre de boa disposição. do professor marcelo o mesmo e muitos livros. ah, com muito cuidado a falar para não ofender o seu provável eleitorado. o professor pinto está como um disco rachado. é brilhante, mas já sabemos como vai raciocinar. há mais comentadores. não os ouço a todos. para a semana vou procurá-los à zapping. pode ser que tenha mais sorte. e quanto ao meu comentário sobre isto tudo? bem, as festas encomendadas pela coligação vão ter um fim triste. uma esquerda tetrapartidária vai surgir do desenlace das urnas. vai ser uma daquelas confusões de todo o tamanho. vão entender-se? não têm cultura para tal...
mmb

domingo, 20 de setembro de 2015

não faz sentido a antónio costa estar a dizer onde vai buscar o dinheiro para pagar pensões no modo como o diz


os indecisos estão cada vez mais incrédulos com a estratégia financeira de antónio costa. este diz que não mexerá nas pensões porque vai alterar o tsu e vai também aumentar impostos a quem ganhar mais para tapar o buraco da ss (segurança social) . não deixa de ser justo, mas os velhinhos não estão para aí virados pois preferem a segurança aparente que passos apregoa apesar de possíveis cortes.  ficam assustados quando passos diz que costa não arranjará o dinheiro através do seu ardiloso sistema  nem terá  as verbas necessárias para cumprir com o que promete. cabe a antónio costa afirmar outra coisa que não essa que de ir buscar dinheiro onde é incerto buscá-lo. a malta ficou com esta impressão. então que fazer? ainda está a tempo de corrigir a forma de o dizer. o que nós, as velhadas assustadas, queremos ouvir para poder decidir é que cabe ao estado ser responsável pelo serviço nacional de saúde, educação e segurança social. esta última é da inteira responsabilidade do estado como as outras duas. depois disto, com o estado comprometido e sem estar à espera de sacar aqui e ali é que as indecisões terminarão. diga-o bem alto para nosso descanso! depois, o modo como dinheiro vai ser encontrado para nós pouco interessa. e pouco interessa porque quando é preciso pagar os roubos do setor bancário os governos atiram-se aos contribuintes como ursos ao salmão e não precisam andar em campanha a dizê-lo. pura e simplesmente assaltam-nos. e nós, contribuintes, pensionistas e "rendimentos mínimos", gemendo mijando calças abaixo vamos ficando cada vez mais húmidos  e tesos.  é preferível pagarmos a segurança social com um pouco mais de sacrifício do que  sacrificarmo-nos a pagar os desmandos da mafia que tomou conta da economia e pôs o estado ao seu serviço espoliando tudo e todos. o estado não pode ser entregue à privada como tudo indica ser o objetivo da direita. a educação em parte e aos poucos tal como o serviço nacional de saúde vão desaguar nas garras do capitalismo liberal. alguns hospitais e  escolas de todos os níveis de ensino são disso testemunho. é preciso defender a segurança social. o senhor passos coelho já falou no plafonamento e este não é mais do que desviar dinheiro dos pensionistas para a privada. procurem saber se isto que aqui se disse é ou não verdade. venha o compromisso, senhor costa, e acabar-se-ão as dúvidas e as indecisões.
varett

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

costa e passos num debate hertziano mais favorável a passos formalmente, claro!


o dr antónio costa levou para o debate radiofónico a mesma equipa com que venceu o seu primeiro combate contra o dr passos coelho na rtp, sic e tvi.  infelizmente estava eu a escrever sobre a formal vantagem de passos coelho quando na tvi falava o deputado francisco assis sobre a mesma vantagem formal do líder da coligação. bom, fiquei chateado porque não gosto de imitar-copiar nada de ninguém a não ser quando copiava na escola. que equipa levou costa para o campo de batalha? as mesmas ideias com que venceu o primeiro encontro de cavalheiros. fez bem? claro, é o que tem a fazer até ao dia em que o poveco vai decidir a vida dos dois políticos e companhia porque a sua (dele poveco) só depende da palavra dada e a cumprir pelos atrás citados homens públicos. neste caso costa é mais público do que passos pois enquanto passos procurava o seu na privada (que adora) costa funcionava  mais ou menos bem no setor que deve ser de todos nós. costa não adianta nem mais uma vírgula ao que já disse. não deixa de ser positivo para ele pois será assim que o eleitorado aprenderá de cor o programa do ps. uma espécie de cantiga da rua que todo a miudagem assobiava. onde?, na rua. costa fez bem. só faltou a velha guitarra para o devido acompanhamento. no privado, talvez o senhor ex-deputado almeida santos e famoso fadista político dê uma trinadas. quanto à bitola de antónio costa? positiva. não se esticou. e como disse atrás, fez muito bem. e quanto a passos coelho? portou-se escaladamente melhor. procurou entalar o adversário na base de que o que fez e vai fazer não é demagogia chegando a afirmar que manteve a linha dura para salvar a pátria (ele diz país) não caindo na tentação de facilitar a vida dos portugueses para que estes escorregando na armadilha do engodo demagógico - como o fez josé sócrates que até aumentou os funcionários públicos 2,9 por cento - votassem coligação. belos tempos do querido sócrates! passos apregoa a credibilidade dos negócios públicos  nos mercados internacionais à custa da sua perspicácia governamental. parecia uma tia minha que muito gostava de recordar o tempo em que era rica e de como a criadagem de farda e gola alva lhe servia o chá na saleta onde recebia à tarde as amigas do peito. fiquei com a sensação e muitos dos papalvos que compõem o buquê do eleitorado também devem ter tido o mesmo raciocínio aparente de que aquilo é que foi governar para a maioria. não foi assim, mas o povo dos cafés e jardins da terceira idade agradecem. bom, não digo mais nada a não ser que apesar de passos ter tido melhor nota na prestação fonológica faltou repetir dois grandes momentos em que brilhou fora dos debates. estou a referir-me àquela de começarmos a contribuir numa quête para que os lesados, perdão fodidos do bes possam recorrer aos tribunais para reaverem o que lhes foi surripiado. uma vez que nem dinheiro têm para dar uma volta de autocarro (quando não estão de greve). ele seria o primeiro subscritor. que alma boa de liberal! a outra tem a ver com as mulheres poedeiras. engravidem que o governo dos coligados as vai proteger. foda-se! mentiroso!
varett

terça-feira, 15 de setembro de 2015

catarina martins, a nova estrela mediática, bate todos os adversários.

catarina, porta-voz  do be, está a dar cartas  neste período de pré-campanha. o programa do bloco de esquerda  é o único que até agora ficou clara e pedagogicamente esclarecido. é muito distinto e apelativo. ainda ontem, no frente a frente com antónio costa, catarina obrigou-o a esclarecer a posição política do ps. costa ficou encurralado numa de caminhar lentamente para uma política de direita. e de nada lhe valeu apelar para a sua experiência e para o impróprio exemplo de políticas irmãs do bloco para se safar. catarina explicou como é que tanto ps quanto passos-portas vão sacar milhões à segurança social. costa diz que pelo fato de não aumentar as pensões (congelá-las) durante os próximos anos não quer dizer que vai tirar dinheiro aos pensionistas. para catarina o que o ps vai fazer é sacar indiretamente mil e tal milhões à segurança. social, o que vai dar na mesma. para  catarina nada de despedimentos e nada de tsu contra trabalhadores. catarina quer anular certas vendas que o governo da coligação realizou e que ela acha que foram fatais para a economia nacional. como vai pagar esse desfazer de negócios, como por exemplo a venda da edp aos chineses, questiona costa? a resposta foi de mestre. usando o mesmo processo  dos que  compraram empresas nacionalizadas sem entrar com dinheiro (caso da tranquilidade). os custos da nacionalização pagam-se por si. a porta-voz do bloco empurrou o líder do ps para uma situação incómoda na medida em que o discurso de costa se assemelha aos da coligação, isto é, não conseguem fazer sair portugal de um estado classificado de protetorado. infelizmente, o país caiu nas redes  da economia de mercado e dos financeiros sem escrúpulos. isso disse costa por outras palavras. para ele não há que renegociar a dívida assassina como ela propos. há que pagá-la. pois, mas isso é remeter o país para onde ele esteve no tempo do estado novo: um país  50 anos  atrasado em relação a outros seus vizinhos. apesar de a porta-voz apresentar um discurso substancial e quase nacionalista no sentido de esquerda vai ser muito difícil, nos tempos mais próximos, portugal vir a ser governado pelo bloco de esquerda. 80% do eleitorado cai sempre ora no psd ora no ps. quando o país empobrece mais do deve o psd olha para a sua extrema e liga-se ao cds, ao mesmo tempo o ps vira-se à esquerda. e vai daí procura que essa esquerda-esquerdista se adapte à sua muito ténue e quase extinta veia marxista. uma mulher cheia de razão (tem a lógica por seu lado) perde para a glutonice de uns tantos que manipulam as cabeças deste triste eleitorado cheio de cúmplices por todo o lado.
mmb

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

debate: para um passos tecnocrata e repetitivo um costa mais político e muito mais atirado para a frente.

passos estava numa de dono de toda a verdade política. impassível na plástica.  o futuro para ele   tem de ter uma bengala externa para poder avançar. os jornalistas (apesar de muito calejados) não conseguiram dar vida ao debate. pareciam uns capadores de ideias. costa foi muito mais político na medida em que organizou uma crítica à gestão da coligação como um professor que corrige erros (no caso quase diria de ortografia) tendo em vista mudança de comportamentos. antónio costa abriu tudo o que podia e foi tão seguro na sua visão para o futuro quanto passos acredita nos seus amigos empresários a quem sonha e deseja virem  salvar a pátria. acabo por hoje porque vão dizer tudo e mais alguma coisa nas televisões acerca deste pacífico confronto. duas questões que me criaram engulhos e já agora, para pôr fim ao texto: os 600 milhões que estão programados para serem sacados dos cofres da segurança social e a necessidade (social-democrata) para que se  vote na coligação-empresários a fim de se resolver a questão do desemprego, o maior problema que o país atravessa . coligação-empresários (aliança da direita com empresários) foi a herança passos-portas com que teríamos de passar a viver se ganhasse a direita. era o que faltava. homem de deus, que falha na apresentação do discurso político! se resvalássemos para aí, para que nos serviria a ciência política e os políticos? bastava termos os empresários a dirigir os destinos do país e pronto, resolvia-se a questão.
varett

se costas fraquejar ideologicamente no embate de logo à noite, adeus alternativa democrática

uma das prováveis investidas no próximo frente a frente de passos a costas deverá ser certamente puxá-lo para uma definição  ideológica. vai querer obviamente empurrá-lo para uma definição de orientação futura para um país que se encaixou de corpo e alma num processo de economia de mercado. passos (e o que representa o seu grupo) não passa de  um legitimista europeu. a europa comunitária está cá dentro com a mesma força que tinham os nazis na frança ocupada. era a frança colaboracionista. o esquema funcionava a favor da alemanha e da frança. nós não estamos ocupados militarmente mas a coligação com a cumplicidade dos restantes partidos permite esta sujeição (todos eles comem do mesmo banquete embora finjam que não. o fato é que não abandonam os "empregos" cujo pagamento assenta em fundos europeus). as nossas leis vêm dos escritórios de quem manda na europa. apenas as adaptamos. ora, costa está à partida entalado. se for governo como atuaria? só não tem solução para já como não defende (é o que dá a entender) nenhuma ideologia de esquerda, base de um partido socialista que de  socialista já era.. numa comparação coxa diria que passos representa dentro do estado novo a união nacional enquanto costa uma ação nacional popular. um faria de  velho salazar e o outro de putativo reformador marcelo caetano. salazar e caetano eram farinha do mesmo saco. só que marcelo estava menos gasto de imagem governativa e prometera abrir aquilo que salazar fechara. se costa prometer travar o caminho traçado pela direita capitalista perderá para passos. se aceitar modernizar as ideias que têm sido impostas do exterior não deixará de correr o risco de estar a copiar o que passos já prometera. passos já tem começado a propagar  que vai devolver o que retirou às famílias. passos vai incidir na sua grande vitória externa: portugal recuperou uma boa imagem nos mercados. costa retorquirá que o mesmo não se passa cá dentro. aí há de desdizê-lo com as contas do ine. como costa fará melhor? naturalmente atirará à cara de passos as desgraças da sua política contra os direitos adquiridos pelo povo português nas áreas da saúde, da educação e da segurança social. só que o poveco sabe que tem de ser assim. sempre fomos pobres e gastámos mais do que devíamos. as últimas sondagens mostram essa compreensão do eleitorado. para não alongar mais esta lengalenga  há só uma saída para costa poder ganhar a passos. e ela é assim: use as mesmas armas que passos usou para ganhar aldrabando o eleitorado. minta. minta muito e  prometa tudo o que lhe vier à tola. com um país de pobretanas nada como fazê-los sonhar. enquanto sonham ficam contentinhos. muito contentinhos. lembro-me daquela história que me contaram há muito. era assim: um pai, perante a fome do filho e sem poder satisfazê-lo nas suas necessidades, começava a descrever um grande banquete e o que nele se poderia comer. a história só acabava quando o filho adormecia com aquela cara de quem está bastante saciado. dá-lhe costa!
varett

domingo, 6 de setembro de 2015

será que tanto antónio costa e passos coelho não passam de dois tristes patetas?


ao não se pronunciarem politicamente pela "questão nacional josé sócrates" (1), estarão (passos e costa) a posicionar-se como dois cobardolas de trazer por casa? esquecem-se que pôr as barbas de molho é coisa que dá sempre jeito. ora vamos raciocinar à açoriano da rua dos manaias (onde nasceram todos os melos-bentos da primeira leva): qualquer banana que tenha seguido com certa curiosidade o que se passou em portugal depois do golpe dos militares mal pagos sabe que ultimamente as polícias de investigação andam com o olho em cima de centenas de portugueses que ocuparam cargos de relevo na vida política e empresarial. as investigações são ajudadas pelo fato de os nacionais gostarem muito de escrever cartas anónimas o que faz com que a justiça mande investigar porque é assim que manda a lei. imaginavam os senhores e senhoras leitores que sócrates estaria a ser vigiado, escutado e vigiado logo depois de ter nascido para a política? e que por causa disso os magistrados encarregados pelo sucesso ou "desmancho" do inquérito sabem mais dos negócios da vida íntima e profissional dele que o próprio? pergunto: é só sócrates que está a ser vigiado desta maneira? ó deuses do olimpo, que falta de tesão! neste caso e para facilitar vou só citar um ou outro que estão a ser alvo de escutas e investigações judiciárias: ora temos o senhor passos coelho por causa do seu envolvimento em várias atividades  que foram referidas até na própria  comunicação social como suspeitas de ilícito. ele e mais uma mão cheia de companheiros, encontram-se neste saco. o próprio vice-primeiro-ministro portas também está nesta lista. mas este fica para a próxima. há quanto tempo está passos coelho a ser vigiado e escutado? tem anos, minhas queridas leitoras. por ser segredo de estado não digo o tempo... quanto ao senhor antónio costa? posso garantir que fora escutado já em princípios de 2007. é obra! foi escutado e as gravações chegaram a saltar para a opinião pública. no caso específico foi transcrita a sua conversa com sócrates. depois disso costa foi para a câmara de lisboa. se há cartas anónimas enviadas para a procuradoria não sou eu que as vou denunciar. porém, a câmara de lisboa devia qualquer coisa como 500 milhões de euros e que já estão saldados. com a inveja que grassa por aí, naturalmente que houve denúncias... ora bem, vou concluir pois o almoço de repolho, couve-flor e batatas cozidas me espera. bem, vou regá-los com vinho que não é animal nenhum. provavelmente, passos depois de perder as eleições irá ser preso à chegada do aeroporto de lisboa ou de sá carneiro no porto. e porquê? porque é preciso saber-se se é considerado trafulhice estar-se associado a uma empresa que mamou uns dinheiros valentes para formar e não formou. é que a justiça portuguesa, ultimamente, prende para investigar. e nenhum dos dois cobardes (costa e passos) foi capaz de dizer alguma coisa sobre este aspeto do procedimento da justiça em portugal. "o que é da justiça à justiça e o que é da política à política". digam isto quando estiverem a caminho de évora , seus mamões. está claro que os magistrados hão-de querer abrir inquérito tanto a um como a outro dado pois têm de dar seguimento às queixas anónimas que estarão, certamente, nas suas secretárias. para isso é preciso prendê-los. é a sua lógica. para que tanto um ou outro fique descansado devo considerá-los inocentes - mesmo estando presos - até que a justiça prove qualquer coisa contra eles. o mesmo penso de josé sócrates. numa democracia até ser decretada sentença definitiva todo o cidadão é considerado inocente e tem o direito à defesa do seu bom nome e imagem. por não terem dito nada  como políticos acerca do "caso político-nacional sócrates" só demonstraram que não merecem dirigir o destinos do país. deviam ter dito que o consideravam inocente até que fossem provados os ilícitos  de que era acusado e que a justiça abusara nas suas competências. prender um indivíduo que se veio entregar às autoridades para responder a questões de matéria de que era suspeito por indícios é considerado um abuso do poder em democracia. era isso que se esperava deles como políticos de forte tempera que fingem ser. quanto a costa, advogado e "amigo" de sócrates, devia assumi-lo nas horas más. não merece ser primeiro-ministro do portugal. país onde me agrada viver. quem faz as leis são os políticos e não os juízes, seus bananas! os juízes devem limitar-se a cumprir aquilo que for determinado pelo povo através das suas legítimas instituições, apesar de estarem a cheirar a podre que já chateia.
varett

(1)- o fato de estar todo o mundo português suspenso de uma ou mais frases do ex-primeiro-ministro acrescido da importância de como detido estar a  receber de altos e poderosos membros da sociedade política visitas permanentes como é, por exemplo,  a do fundador da democracia portuguesa, dá para se denominar este tema de questão nacional. 

sábado, 5 de setembro de 2015

os dois advogados de josé sócrates sairam da casca e


vou jantar. já venho. entretanto, mandaram-me uma informação acerca do luxo que grassa no palácio dos juízes rattonistas. a minha avó dizia para eu não gastar o riso que o deus criador me tinha atribuído quando  estiver  a gozar com o meu semelhante e, isto para poder rir quando estivesse com o meu rabo a arder. minha avó complicava. ó minha avó!, isto é o tal dizer: hoje meu amanhã teu. não é, minha avó?, atirava eu depois de ela me ter dado algum para as despesas com vinho que agora esta cambada, de plebeus sequiosos  do poder do estado, define por álcool ou álcool no sangue. bem vou à janta. ah, que bonito está este tempo de eleições legislativas à la sócrates... 
(continuação depois de ter mastigado as minhas ervas , verduras, não vá o diabo tecê-las):
os advogados do engenheiro confirmam - e com razão penalística - que indícios não são fatos. que se os houvesse já teria havido acusação. resumindo a atuação do dr pedro dellile e do dr joão araújo: minhocas não as há, logo a pesca só de arrasto e como se sabe os portugueses já não podem pescar. logo, quem pode meter o caniço na água só espanhol ou magrebino. o procurador da república está com a sua imagem tremida. muito mais tremida ficará se não conseguir transformar indícios (que não passam de palpites e pistas) em fatos ilícitos comprovados. o procurador não sabe pescar? até ver a coisa está muito feia para o lado dele. tudo isto que aqui digo não é senão o fruto que adveio de uma olhadela para o que dizem os jornais e o que se vê e ouve na têvê. é daqui que retiro as minhas conclusões concluídas, como dizia o meu amigo alceu de seu nome e cujo apelido era carneiro. vou continuar a meter os dedos na caixa de pandora já que a outra tem lá vários calotes (isto segundo as bocas (incidiosas e/ou factuais) de passos coelho acerca dos dinheiros que nós, a gente lá tem e que foram como que mal emprestados). algum desvio de entendimento transpareceu entre os dois magistrados que estão a contas com o curriculum de josé sócrates. a diferença é muito pálida ainda e não dá para vaticinar uma indisposição. até isso está no segredo dos deuses, perdão, no segredo de justiça. nem porta-vozes nem informações prestadas pelos magistrados saltaram cá para fora para contrapor "as acusações" que agora se estão a voltar contra si (procurador e juiz). quer dizer, no passado recente o seu constituinte (dos defensores) foi julgado na praça pública. agora, dá-se o reverso da medalha. isto é, os julgadores estão na iminência de serem pelo mesmo poveco e companhia julgados na praça pública. joão e pedro desmontaram aquilo que podia ser desmantelado em favor do seu cliente. mais, e não contentes com isso ainda ajuntaram ao seu "processo" de defesa algumas suspeições de incompetência e esquisitices de ordem de um poder... reticências porque já não me lembro das frases todas. foi esta a sensação com que fiquei: os julgadores estão a ser julgados na praça de um certo público. é obra! e na última entrevista explicativa, o dr pedro deu a entender que em seu devido tempo o estado poderá vir a ser   processado pelos prejuízos causados ao ex-primeiro-ministro josé sócrates. finalmente, também fiquei com a impressão de que sócrates é um homem livre e se ainda está retido em casa isso deve-se a uma teimosia descabida. não sais de casa esta semana! porquê, meu pai? vieste tarde demais e amanhã tens aulas! que fazer, contra este castigo? nada, é esperar para ver, pois sábado é dia da mesada...e meu pai nunca falhou. belos tempos!
varett

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

como classificar a prestação televisiva de paulo portas nas tvis? responde varett a paulo rehouve a seguir

paulo rehouve:
terá portas conseguido dar mais uma achega positiva na provável vitória da coligação nas próximas legislativas?
varett:
portas falou para a direita e neste sentido - como, às vezes, diz jerónimo de sousa usando a expressão como bordão - foi brilhante. agora, se me coloca a questão do ponto de vista da esquerda, digo-lhe que não convenceu porque se limitou - e muito partidariamente - a interpretar tudo à sua volta com óculos cujas lentes possuem uma cor rosa  bebé.
pr:
quando ele refere que o desemprego baixou de 17% para 11%, acha que isso é uma leitura rosa bebé?
varett:
você já me tinha questionado sobre a maneira como eu o apreciava logo na primeira parte desta entrevista, se assim se pode chamar a isto... não tenho tempo para o portas porque viajo por outras águas. mas a pergunta não fica sem resposta e acabou portas por agora. ora bem, o senhor vice-primeiro-ministro está habituado a falar para tansos e feirantes desprotegidos. para cá vem de voo charter. ora disse ele que quem cria (deve criar) empregos são as empresas e não o estado. esta é a sua divisa que assenta no modelo de economia de mercado que é como o eucalipto: tudo seca para si. no entanto ele e o seu governo de coligados por não terem capacidade de dar a volta ao desastre que foi o desaparecimento de milhares de empresas e o seu correspondente desemprego foram buscar ao estado milhões de euros para camuflar o desemprego "inventando" estágios para os putos licenciados que são aos magotes e que andam por aí de festa em festa em concertos noctívagos que nascem debaixo dos pés como papoilas e cuja fatura ninguém sabe quem paga... isto para além de revelar um embuste demonstra como se pode ler estatísticas de cu para o ar. que dirá o senhor portas aos capitalistas estrangeiros a quem canta loas do seu próprio ministério  de propaganda acerca de como é bom investir nas nossas empresas quando elas são em parte sustentadas (quase todas) pelo dinheiro dos contribuintes através do falso emprego? um estágio de aperfeiçoamento não é um emprego. é como uma licença sabática. é isto que antónio costa tem de fazer, isto é, tem de começar a desmontar peça por peça as promoções coligativas dos que nos governaram à laia do morgado do calhau de santa bárbara.
pr:
e como procedia o morgado do calhau?
varett:
foi vendendo tudo mas sempre muito bem cheiroso e bem falante, valha-o deus.
(fim. varett não dá mais entrevistas este ano pois vai de férias. à pergunta em off de paulo rehouve se ia fazer férias quando estas estavam no fim, respondeu assim: vou de férias agora porque a plebe volta para o trabalho deixando as praias libertas de ruídos. ah, e disse mais: também não corria o risco de encontrar políticos e passa-salivas pois também voltavam para o "trabalho". questionado sobre o significado de passa-salivas disse que eram os comentadores de serviço a esta democracia.)



terça-feira, 1 de setembro de 2015

continuação da entrevista a varett pelo jornalista estagiário paulo rehouve


paulo rehouve:
nesta segunda parte da entrevista vamos dar continuidade ao seu comentário sobre as figuras públicas... 
(interrompido por varett)
varett
espere lá, só comento essa gente dado que se meteram em assuntos do estado do qual faço parte como associado.
pr:
associado?
varett:
você não me diga que está como o outro que pensa que só os políticos profissionais e algumas instituições é que têm o direito de compor e dispor a seu bel-prazer do estado. a verdade é que o estado   não passa de conjunto de cidadãos  organizados mal ou bem. sim, sou sócio do estado e fico fulo quando os que se alcandoraram no poder regem mal os nossos negócios. 
pr:
diga isso aos rurais!
varett:
é por essa maneira de estar, não agir e não pensar que os desmandos e crimes lesa-pátria não tem um fim próximo. 
pr:
bom, temos aqui para comentar uma primeira personagem que se destacou a semana passada por ter afirmado que se o ps fosse governo não havia primeiros-ministros presos.
varett:
deve estar a referir-se a rangel.  bem, acho que o homem tem muita coragem, pois provocou indiretamente o nosso super juiz. há gente assim sem medo. quem diria! esse político profissional já tem uns bons vinte e tal anos de descontos para a caixa dos políticos que vivem às custas do estado. acho que ele trabalha no parlamento europeu. são muito bem pagos. imagine se ele, ao longo desses anos todos que leva na profissão de político, abrisse só a boca para dizer coisas acertadas. ninguém lhe passaria cartão. ele bem se espreme para ser aceite e ter um lugar ao sol, mas tem aquela sina de se esfumar e de só aparecer quando o psd precisa. isto é, tempo de eleições é tempo de artistas sazonais e de palco. quanto à questão, eu ainda não posso responder porque  estou a estudar as ligações entre o poder político e o poder judicial do tempo de dom josé rei absoluto e de seu primeiro-ministro. era uma coisa muito feia. digamos que as vítimas que caíam nas malhas da justiça política eram considerados presos do estado. hoje, são designados por presos políticos.
pr:
está a referir-se a josé sócrates, por acaso?
varett:
estava apenas a referir  por alto fatos históricos do passado século XVIII. mas antes que passemos adiante, devo dizer, já agora,  que paulo rangel, com a categoria de deputado europeu, arquitetou  a ideia de sócrates ser considerado preso político. vejamos bem a coisa. no pensar do deputado e professor de direito rangel, sócrates nunca seria preso se, por exemplo, o ps fosse governo e, também, por exemplo, fosse mário soares o primeiro-ministro. assim sendo, trata-se de um preso político como é óbvio e não é preciso apelar  por aristóteles para o considerar na grande premissa.  pois neste momento ele está preso (segundo o deputado europeu) porque a fação político-partidária de que é acólito nada manda no poder judiciário. isto é, só é preso quem pertencer a uma política diferente da do poder  (político). esta é a leitura do psd e não deixará de ser considerada como tal enquanto ele não for expulso do partido e de seguida com uma declaração pública de passos coelho à ilharga. sócrates agradece como é lógico.
pr:
há políticos  afetos ao poder que foram presos e condenados nesta legislatura. esse seu juízo não está correto.
varett:
foram presos, julgados e condenados. em tribunal, viram os seus crimes, de que eram acusados, provados. o caso sócrates é totalmente diferente. nem  ainda sequer foi acusado nem julgado.
pr:
papa francisco e o perdão a quem cometeu o aborto?
varett
um papa porreiro. um verdadeiro papão! 
pr:
antónio costa?
varett:
é um homem, hoje, muito esforçado. sabe que terá de se transformar num passos coelho restaurado para ganhar as eleições. o fato de querer entregar de uma só vez o subsídio de natal é sintoma de que vai corrigir os exageros da social-democracia mas sempre com o olho na agora bondosa merkel. ora bolas, porque cargas de água o senhor passos nos quis dar às mijinhas aquilo que é nosso por direito próprio. isso mesmo disseram os rattonistas bem intencionados. parece meu avô que em vez de me dar uma de cem obrigava-me a ir à missa. cada missa dava direito a 25 escudos. eh pá, mas que cegada! 
(continua)