domingo, 30 de agosto de 2015

grande entrevista a varett, o artista que já expôs contra joe berardo, museu do chiado, museu da arte antiga. isto é, contra os senhores e instituições que têm posto os artistas plásticos a comer a merda que esta democracia amassou


trata-se de uma entrevista, nada mais do que isso. só que parte dela é de ordem política. vamos ver no que dá. (entrevistador: paulo rehiuve)
paulo rehouve:
que pensa do cavaco da silva?
varett:
nada!
pr.
que pensa da presidente da assembleia da república?
varett:
é magrinha e pesa pouco. seria chumbada se fosse chamada a cumprir o serviço militar (antigamente obrigatório). 
pr:
e do órgão de soberania os tribunais?
varett:
quando chegarmos ao juiz alexandre meta esta dentro dele.
pr:
jorge sampaio?
varett:
antigo oposicionista do estado novo e depois do 25 de abril falava muito bem várias línguas. um verdadeiro poliglota.
pr:
mário soares?
gosto do homem. se tivesse  nascido em inglaterra seria maior do que o churchill.
pr:
do general eanes?
um homem que nunca se devia ter metido na política. é olhar para a cara dele para confirmar.
pr:
que pensa das nossas forças armadas?
varett:
já ouvi falar!
pr:
diga-me um nome de um atual chefe de estado maior?
varett:
firmino miguel? não sei!
pr:
otelo saraiva de carvalho?
varett:
não devia ter-se metido no golpe militar sem antes ter lido o programa das força armadas. e devia ter assistido às aulas de política do melo antunes.
pr:
general spínola?
sendo um guerreiro dos tempos modernos devia ter previsto que seria violado se se metesse onde não era chamado nem ouvido.
pr:
antónio guterres?
varett:
não o consigo separar do fantasma materializado do padre melícias.
pr:
josé sócrates?
que não não era necessário prendê-lo e, por conseguinte, devia aguardar por julgamento em liberdade. como não é acusado nem de violência doméstica, assalto violento, assassinato, tráfico de droga, condução sobre efeito de álcool (acima de 1.2), abuso sexual de menores, lenocínio, tráfico de seres humanos, tráfico de armas, cumplicidade na invasão do iraque e o genocídio que tal implicou, membro de uma célula terrorista, etc., acho que só o fato de vir a ser acusado - como tudo leva a crer pelo que se sabe do processo - e ser levado a julgamento já era um pesado castigo para um ex-primeiro-ministro a quem a maioria do povo votou para dirigir os destinos de portugal. sendo considerado culpado vai comer uma grande fatia de tempo que lhe resta.
pr:
é suspeito de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influências!
varett:
se bem me lembro, um membro do executivo do antigo bloco central, ministro do ambiente, pediu a demissão... depois de ter - por esquecimento -  fugido ao pagamento de impostos ao executar um serviço particular sem o declarar. e foi só o castigo que recebeu. estamos a falar da mesma justiça... corrupção e tráfico de influências, sendo o pão nosso de cada dia das democracias (modernas), devem ser levadas a tribunal com os arguidos em liberdade para se poderem defender. é um direito inalienável do cidadão. foi por isso que se alterou a constituição de 1933 para a de 1976 e suas sucessivas revisões. garantias são garantias doa a quem doer. o poder, seja ele qual for, sujeita-se à boa interpretação do legislado.
pr:
juiz carlos alexandre?
varett:
vou aguardar pelo libelo acusatório e também vou seguir muito atentamente o julgamento (se houver) de sócrates - o outro teve de beber cicuta. vou esperar para ver.
pr:
repito, juiz carlos alexandre?
varett:
tenho medo dele! um medo democrático, claro!
pr:
paulo portas?
nunca enganou ninguém. perdão, só as feirantes.
pr:
pedro passos coelho?
varett:
um primeiro-ministro que tem muita categoria pois nunca o vi fugir dos apupos da multidão quando se predispõe a inaugurar e a aplaudir iniciativas do privado. faz-me lembrar o oposto do general vasco gonçalves. 
pr:
como classifica a prestação de serviço do seu governo?
varett:
um governo muito amigo dos animais. o caso da sardinha da nossa costa é sintomátiso. 
pr:
um comentário à ministra mais poderosa do governo passos?
varett:
você está doido! o marido da doutora proíbe qualquer comentário! peça isso ao classius clay.
pr:
e o professor marcelo?
varett:
um grande comentador dominical que vai ter muita dificuldade em mudar de papel; o papel de candidato a belém. ainda não saltou  daquela personagem para esta, talvez por isso venha a ter dissabores. antes atirou-se ao tejo a partir da margem do cais de sodré (?) para motivar - sem conseguir - os eleitores municipais da capital. será que vai agora -  que a eleição presidencial é mais importante - atirar-se da ponte salazar, dita 25 de abril, para levar o país a votar nele?
pr:
e quanto a sampaio da nóvoa?
varett:
vou tentar resumir: imagine uma saleta, na hora do chá, composta pelas senhoras da conferência de são vicente de paula orientadas pelo pároco da freguesia. de repente, entra o prof. sampaio da nóvoa e senta-se entre elas. e começa ele: o estado social, a igualdade de oportunidades, o apoio do serviço nacional de saúde ao aborto (feminino), o imposto progressivo sobre quem mais tem e  ganha, o direito de a mulher... nisto é interrompido pelo pároco que de pé  se dirige às suas queridas paroquianas: "credo em cruz". as paroquianas benzendo-se repetem credo em cruz. o prof. sampaio sai julgando que o credo em cruz do coral vicentino  é a compreensão das suas ideias para um portugal social a partir de belém.
pr:
filomena mónica?
varett:
gostava de duas coisas: que fosse conselheira de estado e de assistir a uma reunião onde ela interviesse. ah, e os conselheiros estariam proibidos de sair enquanto ela falasse!~

(fim da primeira parte da entrevista)




sábado, 29 de agosto de 2015

santana desiste, marcelo espera e rio navega, e tudo em grande espetáculo mediático


numa reunião de altos dirigentes social-democratas  foi aprovado um encapotado apoio às presidenciais com o fito de abafar a campanha para as legislativas. esta estratégia vai permitir menos desgaste na imagem da atual coligação governamental. o ps caiu numa armadilha da qual será muito difícil sair. as legislativas têm sido sistematicamente abafadas pelo fomentar de eleições presidenciais que estão longe no tempo e em termos de valor tem certamente menos importância do que as legislativas. estas sim, determinarão o futuro  da política económica do país. estão programados pelos partidos concorrentes os projetos para o futuro de portugal e dos portugueses, mas qual quê, isso não os motiva. era de prever que depois do golpe militar de 1974 - que trouxe a liberdade de nos educarmos politicamente - que estivéssemos mais interessados e participativos nos assuntos do estado. nada disso! foi um ar que lhe deu! agora o que está a dar: romarias, futebol, concursos de dança a substituir o velho fado que tenta reinventar-se e fugir aos seus fósseis mais mediáticos numa mistura inconcebível de poesia doméstica, renascimento dos cultores de dona maria de lurdes modesto e etc. mais que me ia esquecendo: filmes de vampiros e muita americanice enchem as mentalidades dos que cá estão e ainda não emigraram; nas praias de norte a sul não há espaço para pôr a toalha. e os espaços não estão ocupados por estrangeiros. alguém libertou o crédito e para quê? para comprar carro e podermos pagar mais multas. oh, que bom!
mmb

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

uma nova forma de comunicar com o eleitorado: nada de debates e oferta de meia praça à oposição


a direita portuguesa sabe que um povo que elegeu antónio de oliveira salazar como a personalidade mais marcante do século passado  depois de este ter morrido e de ter, através de uma repressão abençoada pela igreja nacional, reduzido o povo que governou a um pacote de imbecis amedrontados , iletrados e emigrantes a quem o estado novo - tal como um banco desonesto para além de outras "coisas curriculares" - se apropriou das suas poupanças. poupanças estas que depois de uma lavagem política  passaram a  divisas com que o estado novo transformava em  feitos económicos de realce. não sei quem ensinou aos dois cabeças da atual coligação como governar à união nacional ou  ao seu rebento que dava pelo nome de ação nacional popular. o que é certo é que a opinião pública portuguesa não vale a palha para burro. ninguém lhe passa cartão. não serve para nada nem tão pouco para obrigar o governo a mudar de rumo. tratando-se de uma massa amorfa, que ganhariam passsos-portas em enfrentar os seus adversários que estão brigados, separados por ódios ancestrais? fizeram bem pois o que poderia acontecer era a esquerda unir-se e lá se iam os tachos. a esquerda em portugal  é das mais estúpidas da europa e mostra que assim continuará sem que seja necessário ajuda de ninguém.
varett
ps: meia praça? só que o cabo de forcados, em vez de pegar a fera de caras, dá de frosques. o que resulta cansaço e língua de fora no touro.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

carlos melo bento - "origens geográficas dos açorianos"

mais um dos muitos contributos pro bono dado de bandeja aos açorianos pelo meu irmão carlos. nunca vi ninguém gostar tanto da sua terra quanto ele. 
manuel alfredo

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

o êxito da coligação psd/cds no pontal esmagado pelo pregão real de maria de belém


ainda não tinham acabado de esfregar as mãos de contentes os coligados da atual governação pelo modo como os seus apaniguados acorreram ao algarve para vitoriar as narrativas discursivas dos seus líderes mentalistas quando maria de belém, a socialista mais bem vista, quista e aceitável do nosso seringueti rosa, lança para o mundo da política  liofilizada nacional a bombarda demolidora do seu desejo de vir a  ser o seu maior magistrado. na tarde deste mesmo dia, antónio costa, o chefe de todos os rosas possíveis e simpatizantes, enfrenta a opinião pública no canal televisivo da sic/notícias de todas as ocorrências benignas e malignas. saiu-se bem como tem sido praticamente o desfecho de todas as suas "aparições" públicas. costa tem transmitido uma espécie de incógnita positiva  sem ondas de choque o que lhe tem permitido sobreviver - as sondagens o confirmam - às desgraças  (por enquanto administrativas...) que caíram sobre o ps. o efeito pontal desvaneceu-se com este dual mediático. é tempo de o ps erguer a taça da pré-época. a seguir não se sabe o que tem a coligação na manga para não ficar por baixo das press-parangonas relativas aos seus mais diretos adversários. pode-se tentar adivinhar o que farão os coligados  proximamente. não devemos errar se dissermos que vão distribuir benesses em promessas que não ofendam o banco central europeu e reafirmar pela enésima vez que foram eles quem salvou o país da bancarrota e dos destemperos do governo sócrates. vão teimar tanto no dizer que agora portugal está muito melhor. diabo, que o diga o ine...  com o desemprego a baixar, ordenado mínimo a subir e as esplanadas a abarrotar de gente que já se esqueceu daquela canção: é uma casa portuguesa com certeza. ah, quanto a maria de belém? adeus sampaio! que se levante dos escombros humanizados dos candidatos do lado contrário alguém que caia tanto no goto quanto aquela que todas elas e muitos (eles( esperam por causa de uma paridade falseada que por ai paira sem eira nem beira.
varett

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

nova estratégia dos lesados do bes.


alguns lesados do banco espírito santo preparam-se para levar a tribunal através de queixa unipessoal os gestores de conta que estão implicados diretamente na transferência dos seus depósitos à ordem para uma aplicação extra-banco. o motivo da queixa é simples e tem pernas para andar: alguns gestores de contas podem vir a ser acusados de burla continuada porque tornaram-se agentes práticos   de ordens dos administradores na venda dos papéis comerciais de grupos económicos que estavam com falta de liquidez. será necessário que se fique a saber qual o seu grau de responsabilidade porque até isso ficar esclarecido serão considerados cúmplices. terão de responder pelo dolo causado uma vez  que ocupam na instituição  lugares de conselheiros. não se percebe qual a razão de ainda não terem sido chamados para prestar esclarecimentos à justiça. eles foram o elo entre uma "economia de risco" e os seus aconselhados. se estavam por dentro do esquema para levar os seus clientes para um desastre,  perda dos seus bens e economias de uma vida  não deixam de estar seriamente implicados no ilícito que pode vir a transformar-se numa acusação por associação criminosa. penso que não deve ser o caso. salvo seja!  se não sabiam o que aconselhavam isso também  é  grave. podem até  vir ser acusados de negligência grosseira. não deve ser o caso, julgo eu. haja poseidon - o agora reciclado deus de piscinas devido à crise helénica - para salvar a face dos presumíveis responsáveis e as carteiras das pobres vítimas. e negligência por omissão? neste caso específico em não terem explicado muito bem aos "seus clientes" no que se estavam a meter devido aos seus esclarecimentos.  quem quiser ir por aí que consulte o professor germano marques silva no seu "direito penal português", que é sempre melhor do que o que se diz por aí : violação de um dever de cuidado...
varett

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

o que é politicamente económico é humanamente inconcebível

vou fazer uns dias de pousio tendo o mar para me condenar